Crítica Teatral do espetáculo “DIÁRIO DO FAROL”. – Por: Francis Fachetti (04/09/2019)


Foto de Rafael Blasi

Por Francis Fachetti
Espetáculo Necessário

Espetáculo: “DIÁRIO DO FAROL” (Literatura de JOÃO UBALDO RIBEIRO).

O FAROL/LÚCIFER E EU; O TRIO DE UMA MALDADE MANIQUEÍSTA.

Em cartaz no necessário Sesc Copacabana- Mezanino: DIÁRIO DO FAROL
– UMA PEÇA SOBRE A MALDADE”. Direção artesanal de Fernando Philbert, com assistência de James Simão. Da obra literária, de grande poderio, nas mãos de JOÃO UBALDO RIBEIRO. Produção minuciosa de Ana Paula Abreu e Renata Blasi; Diálogo da arte produções culturais. Assessoria cuidadosa, como sempre, de Christovam de Chevalier.

É preciso destacar, em uma bela láurea, a um dos maiores nomes das artes: Domingos Oliveira, em um trecho de uma carta enviada por ele, que foi o idealizador/sugestionador da montagem dessa literatura para os palcos

Sinopse:
“Um homem capaz de dissimular, matar e tortura, entre outras vilanias, e via beleza nos atos que praticava. Esse homem pode estar em qualquer lugar, até mesmo isolado numa ilha, como é o caso do personagem-narrador. Romance lançado(1941 – 2014). Sai da literatura para um monólogo, idealizado/ sugerido por Domingos Oliveira. O público entra na sala e já encontra o ator em cena. Ele pede a um espectador que abra a garrafa d’água que beberá ao longo da narrativa”. “Não se deve confiar em ninguém, alerta ele como se agradecesse o favor”.

Uma adaptação de valentia, teatral e coloquial, feita por Fernando Philbert e Thelmo Fernandes. Os palcos cariocas é seivado em vigorosa expressão cênica, por uma obra que o universo, com certeza, conspirou a favor, para que chegasse a nós.

A obra/ texto literário é magníloqua, enfático e sem rodeios no seu propósito; expor a pomposa inescrupulosidade humana, independente de seus motivos, crises, mazelas e justificativas, que são injustificáveis, no seu requinte de absurdidades “reais”. A escatologia do ser humano. Repito: Uma obra magníloqua, lamentando o tamanho de sua crueldade. Um clérigo amoral, inescrupuloso, relata as maldades que perpetuou. Seu mundo virado ao avesso pelas atrocidades sofridas na infância, fazendo-o ler o universo de cabeça para baixo. Um protagonista inspirado nas grandes tragédias gregas e Shakesperianas, levando o espectador a questionar os limites da moral humana. JOÃO UBALDO cria um avassalador homem em carências, protagonizando através de suas idiossincracias inenarráveis, em odiosa ascensão, e um perfeito urdimento para um grande ator destemido.

O espetáculo tem em seu discorrer, uma belicosidade, característica dos propensos à guerra, aguerrido, num paralelo análogo a que infelizmente nós nos encontramos hoje. Apesar disso, à encenação é permeada com maestria direcional e interpretativa, em um espirituoso humor fino, porém, negro, numa tranquilidade nervosa que altera os nervos e a libido do espectador; libido escancarada pelos ditos do clérigo; incrível essa micelânia de sentimentos e sensações reais, abstratas, revoltantes, absurdas, coberto de ousadias e inescrupulosidade. Futilidade, ociosidade, vulgaridade, de um homem/ ator envolto de uma admirável carga dramática em escrita de eloquência, e com a arma da coragem. Você, público, reflete uma poesia tão “inútil” em cena, que a torna obrigatoriamente de necessidade urgente de vê-la e ouvi-la. Você constrói sua própria poética. Esse é o grande trunfo de “DIÁRIO DO FAROL”. A religião denunciada em espúrias, se opondo à ética, em detalhes sórdidos, viciosos, e quase inacreditáveis, mas sim, tangíveis. Um jogo persecutório de vingança, que é o objetivo do personagem, onde ele persegue, busca intencionalmente prejudicar, claro, depois de ter sido destruído desde seu nascimento, por um pai desprovido de afeto, que o chamava de cínico o tempo todo, fazendo-o trilhar um caminho execrável, enredado de denúncias em sujidades/ imúndices, enquanto celibatário/ clérigo de um seminário onde prestava favores sexuais, como tantos outros também prestavam, em troca de privilégios. Trabalhou como informante do DOPS, à polícia do governo militar. Aí está a sacada do grande paralelo com a política atual. Em resumo: “Vaidade, a origem de todos os pecados”. Vaidade no usufruir de uma alma libidinosa e vingativa. Um homem que “amou”, exercendo, obrigado pelo pai, o celibato, e fez de seu único amor verdadeiro, Maria Helena, uma vítima de suas pífias atitudes; Seu algoz. Uma loucura insensata esculpida na teia da libido forçada ou com prazer. Como diz Domingos Oliveira:”É o horror desmascarado exibindo sua face mais horrenda e desfigurada”.” Mas nós de teatro somos assim mesmo, do sexo queremos a vida, na maldade o poeta vê a beleza”.

Cenografia e figurino de Natália Lana, suscita em sua criatividade crível, um cenário de fragilidade literalmente plástica e retratando o emocional do personagem. Uma “futilidade” pendurada e amassada na severidade farta, onde o homem trafega. Sua ilha, de poder desmoronador e um farol defenestrador, pronto, para se livrar de alguém; o farol/Lúcifer.

Ao trafegar nos claros e escuros propostos pelo desenho de luz de Vilmar Olos, se instala o clima enxertado pelo personagem numa corpórea e muito bem subsumida/concebida iluminação necessária para execuções inoculadas.

Comunhão exata com todo o espetáculo, a presença intimista, potente, da trilha sonora, em ondas de rádio e falas gravadas do próprio ator, do brilhante Marcelo Alonso Neves. Uma trabalho palpável.

O aporte direcional de Fernando Philbert faz “jus” à sua trajetória no cenário teatral. Philbert diz:”Domingos Oliveira me fez acreditar em condições adversas, que no palco são solucionadas”.”Adquiri a objetividade e a organização de Gilberto Gawronski”.”Aderbal Freire Filho me deu a grande ferramenta de trabalho: A escuta. Se ator está apenas “vomitando” o texto”. Philbert coloca o espectador imiscuído na cena, assim faz em “DIÁRIO DO FAROL”. Privilegia claramente texto, ator e público. O superficial, na cena dirigida por ele não acontece. Há um mergulho de enredamento nada obscuro. Sua direção dispensa o hermético e da lugar à liberdade maturada junto com o ator, fazendo Thelmo Fernandes desfrutar o personagem tão vil, que JOÃO UBALDO RIBEIRO deleitou na literatura. Fernando Philbert estabelece uma intimidade crucial e expressiva do ator com o público, dando um cunho artesanal à cena. Um deleitar aurífero; texto, ator e espectador.

Como, às vezes, sempre pergunto: O que dizer de Thelmo Fernandes?!Com sua “luz intelectual” e presencial, comprometido na sordidez do homem amoral, engendra, alimentando, com sua tranquilidade nervosa, uma paixão pela sua entrega, fazendo sua libido cênica, entranhar no consciente e na respiração do público. Mesmo num romance, trágico, marcante, sua presença de intérprete faz questionar o bem e o mal; verdade cênica. Quando o bem e o mal se confundem? Um limite tênue que só um verdadeiro ator, com seu ar dileto, muito querido, estimado, desperta. Fernandes cria um homem alheado, com seu amargor, severidade, engolfado, corpóreo em voz, alma e corpo, e nos faz acreditar nele e no seu ar ubíquo/ onipresente. Bravíssimo!!

Um pai que ultraja um filho e o transforma num monstro. Isso é “DIÁRIO DO FAROL”. Um pai que renega, repudia e perjura.

“DIÁRIO DO FAROL é um espetáculo onde um homem mau em sua essência, perspcaz em seus atos, se afunda em sua solidão, se tornando invisível e anunciando suas atitudes letais, pelo farol da ilha que o acolheu, e cuidando do seu Lúcifer interior, exterminando o mundo ao seu redor, com seus atos inapagáveis. Um espetáculo não frugal, não comedido, maturado na maldade maniqueísta, para refletirmos até onde o bem e o mal pode e deve se “excitar”. Como administrar nossos choques existenciais? Um dualismo que se concretiza num erro frondoso, a vaidade. “A arte está num ponto intermediário entre a capacidade de conceituar e de se concretizar”; assim disse o austríaco: ROBERT MUSSIL. É a solidão calcada na leviandade da desatenção nossa de cada dia, a impactante sensação de estar abandonado. Uma cena teatral que chamo de

Thelmo Fernandes | 4 de setembro de 2019

CARREIRACARREIRA

TIMELINE
2019

TEATRO

“Diário do Farol, uma peça sobre a maldade”
Monólogo adaptado da obra de João Ubaldo Ribeiro
Adaptação: Fernando Philbert e Thelmo Fernandes
Direção: Fernando Philbert
Temporada: Rio de Janeiro

“A China é Azul”
Texto: José Wilker
Direção: Emílio de Mello
Leitura Dramatizada em comemoração aos 70 anos de nascimento de José Wilker
Teatro Ipanema – RJ

“Ele Ainda está Aqui”
Texto e Direção: Silvio Guindane
Personagem: “Miguel”
Temporada: São Paulo.
Turnê Internacional: Angola-África
Turnê Nacional: Niterói, Vitória, Fortaleza, Aracaju, Natal, São José dos Campos, Santos, Maceió, Nova Lima e BH

“Abujamra Presente”
Direção: João Fonseca
Temporadas: São Paulo e Rio de Janeiro
FTC – Festival de Teatro de Curitiba

TV

“Amor de Mãe” –  Novela – TV Globo
Direção: Noah Bressane
Personagem: “Bruno” (Participação)

“Filhos da Pátria” –  Mini Série – TV Globo
Segunda Temporada
Direção: Henrique Sauer
Personagem: “Vasco” (Participação)

STREAMING

“Reality Z” –  Mini Série – Netflix
Segunda Temporada
Direção geral de Claudio Torres e Rodrigo Monte
Personagem: “Peixe”

“Coisa mais Linda” –  Mini Série – Netflix
Segunda Temporada
Direção de Caíto Ortiz
Personagem: “Gilson”

2018

PRÊMIOS

Vencedor do Prêmio FITA de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

CINEMA

“O Pulo do Gato” – Longa
Direção: Felipe Joffily.
Personagem: “Apóstolo Adriano”

“Macabro” – Longa
Direção: Marcos Prado.
Personagem: “Delegado Rui”

TV

“Sob Pressão” –  Mini Série – TV Globo
Segunda  e Terceira Temporadas
Direção geral de Andrucha Waddington e Mini Kert
Personagem: “Capitão Botelho”

“Elis, viver é melhor que sonhar” –  Mini Série – TV Globo
Direção geral de Hugo Prata
Personagem: “Vinicius de Moraes”


STREAMING

“O Mecanismo” –  Mini Série – Netflix
Segunda Temporada
Direção geral de José Padilha, Marcos Prado e Daniel Resende
Personagem: “Maximiliano Carrascosa”

“Me Chama de Bruna” –  Mini Série – FOX Premium
Terceira Temporada
Direção geral de Calvito Leal e Duda Vaissmann
Personagem: “Wander”

 

TEATRO

“Ele Ainda está Aqui”
Texto e Direção: Silvio Guindane
Personagem Protagonista: “Miguel”
Turnê: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Salvador, Brasília, São José do Rio Preto, Goiânia, Recife,
Porto Alegre, Uberaba, Curitiba e Manaus.

“O Beijo no Asfalto,  o Musical”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Amado Ribeiro”
Turnê:  Maceió e Recife

“A Vida não é um Musical, o Musical”
Direção: João Fonseca e Leandro Muniz
Personagem Protagonista: “Governador Sergio Camargo”
Temporadas no Rio e FITA 2018

2017

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio NOTÍCIAS DE TV como Melhor Ator Coadjuvante com a novela “Rock Story” no papel de “Nelson”

CINEMA

“A Divisão” – Longa
Direção: Vicente Amorim.
Personagem: “Ramos”

“Chacrinha, o Velho Guerreiro” – Longa
Direção: Andrucha Waddington.
Personagem: “Boni”

“Lucicreide vai à Marte” – Longa
Direção: Rodrigo César.
Personagem: “Apresentador”

“Os Salafrários” – Longa
Direção: Pedro Antônio.Personagem: “Delegado”

“A Ida” – Curta
Direção: Vítor Leite.
Personagem: “Álvaro”

TV

“Cidade Poibida” –  Mini Série – TV Globo
Direção geral de Maurício Farias.
Personagem: “Fagundes”

“Sob Pressão” –  Mini Série – TV Globo
Primeira Temporada
Direção geral de Andrucha Waddington e Mini Kert
Personagem: “Capitão Botelho”

“Rock Story” – Novela – TV Globo
Direção Geral de Dennis Carvalho e Maria de Médicis.
Personagem: “Nelson”

STREAMING

“A Divisão” – Série Globoplay – Primeira e Segunda Temporadas
Direção: Vicente Amorim.
Personagem: “Ramos”

TEATRO

“Estes Fantasmas”
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: “Pasquale Lojácono”
Temporada no Rio

“Édipo Unplugged”
Direção: João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem Protagonista: “Édipo”
Temporadas no Rio

2016

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio REDENTOR de Cinema como Melhor Ator Coadjuvante com o longa “Sob Pressão” no papel de “Capitão Botelho” – Festival do Rio
Indicado ao Prêmio FITA de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

TEATRO

“O Beijo no Asfalto, o Musical”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Amado Ribeiro”
FESTIVAL DE CURITIBA, FITA

“Chabadabadá”

Texto: Xico Sá
Direção: Thelmo Fernandes
Atuação: Marcos França e André Siqueira
Segunda Temporada no Rio

TV 

“Rock Story” – Novela – TV Globo
Direção geral de Dênis Carvalho.
Personagem: “Nelson”

“Tocs de Dalila” – Série – Multishow
Direção geral de Daniela Braga.
Personagem: “Pedro Henrique”

“Mr. Brau” – TV Globo
Direção geral de Maurício Farias.
Participação: “Prefeito Walther”

CINEMA

“Divórcio 190” – Longa
Direção: Pedro Amorim.
Personagem: “Milton”

“Mormaço” – Longa
Direção: Marina Meliande.
Personagem: “Eduardo”

“O Vendedor de Sonhos” – Longa
Direção: Jayme Monjardim.

2015

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APTR de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “S´imbora o Musical, a história de Wilson Simonal” no papel de “Carlos Imperial”

Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como Melhor Ator de Musical com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

Indicado ao Prêmio Botequim Cultural de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

Indicado ao Prêmio BIBI FERREIRA de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “S´imbora o Musical, a história de Wilson Simonal” no papel de “Carlos Imperial”

TEATRO

“O Beijo no Asfalto, o Musical”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Amado Ribeiro”
Temporadas no Rio

“S´imbora o Musical, a história de Wilson Simonal”
Direção: Pedro Brício
Personagem Protagonista: “Carlos Imperial”
Temporadas no Rio e São Paulo

“Chabadabadá”
Texto: Xico Sá
Direção: Thelmo Fernandes
Atuação: Marcos França e André Siqueira
Temporadas no Rio e Niterói

Leituras Dramatizadas:
“Novas Diretrizes em Tempos de Paz”, Texto e direção de Bosco Brasil; Elenco: Tony Ramos e Thelmo Fernandes; Local: Casa da Gávea

TV 

“Tapas e Beijos” –  Mini Série – TV Globo
Direção geral de Maurício Farias.
Personagem: “Delegado Queiroz”

“Vitória” – Novela – Rede Record
Direção Geral de Edgard Miranda.
Personagem: “William”

CINEMA

“Sob Pressão” – Longa
Direção: Andrucha Waddington.
Personagem: “Capitão Botelho”

“O Roubo da Taça” – Longa
Direção: Caíto Ortiz.
Personagem: “LG – Luis Gustavo”

2014

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APCA-SP de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”

TEATRO

“A Arte da Comédia”
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: “Prefeito De Caro”

Temporadas em São Paulo e Curitiba
Participação no Festival de Teatro de Curitiba

“O Estranho Caso do Cachorro Morto”
Direção: Moacyr Goes
Personagem: “Pai(Ed)”
Temporada no Rio

“Pluft, o fantasminha”
Direção: Cacá Mourthé
Personagem: “Perna de Pau”
Turnê Nacional: Salvador, BH e Porto Alegre

TV 

“Vitória” – Novela – Rede Record
Direção Geral de Edgard Miranda.
Personagem: “William”

“Milagres de Jesus” –  Mini Série – Rede Record
Direção geral de João Camargo.
Episódio: “O Inválido do Poço de Betesda”
Personagem: “Fariseu”

2013

PRÊMIOS

Vencedor do 3o Prêmio FITA de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”
Indicado ao Prêmio Shell de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”
Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”

TEATRO

“A Arte da Comédia”
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: “Prefeito De Caro”
Temporadas no Rio e em Campos
Participação no FITA 2013

“Pluft, o fantasminha”
Direção: Cacá Mourthé
Personagem: “Perna de Pau”
Temporada no Rio

TV 

“O Amor e a Morte” – Especial de fim de ano – Rede Record
Direção de Marco Altberg.
Personagens: “Ronaldo” e “Ernesto”

“José do Egito” –  Mini Série – Rede Record
Direção geral de Alexandre Avancini.
Personagem: “Jetur”

“Placebo” –  Programa Piloto
Direção de Hamsa Wood.
Personagem: “Glaydisson”

CINEMA

“A esperança é a última que morre”
Direção: Calvito Leal
Personagem: “Major Leandro Macedo”

“Ninguém ama ninguém… Por mais de dois anos”
Direção: Clovis Mello
Personagem: “Portela”

“502″
Direção: Miguel de Oliveira
Personagem Protagonista: “Pedro”
Selecionado para o SHORT FILM CORNER/Festival de Cannes 2013

2012

TEATRO

“Não sobre Rouxinóis”
Direção: João Fonseca e Vinícius Arneiro
Personagem Protagonista: “Chefe Whalen”
Temporada no Rio

“O Casamento”
Direção: João Fonseca e Antônio Abujamra
Personagem: “Dr. Camarinha”
Festival de Teatro de Curitiba

“Escravas do Amor”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Dr. Meira”
Festival de Teatro de Curitiba

“A Aurora da Minha Vida, um musical brasileiro”
Texto e Direção: Naum Alves de Sousa
Personagens: “Bobo”, “Diretor”e “Padre”
Temporada no Rio

“Édipo Unplugged”
Direção: João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem Protagonista: “Édipo”
Apresentação única
Leituras Dramatizadas:
“Central Park West”, Texto de Woody Allen; Direção: Marcus Alvisi; Local: Midrash
“A Falecida”, Texto de Nelson Rodrigues; Direção: Sura Berdtchevsky; Local: Casa da Gávea
“O Beijo no Asfalto”; Texto de Nelson Rodrigues; Direção: Henrique Tavares; Local: Casa da Gávea

TV 

“José do Egito” –  Mini Série – Rede Record
Direção de Alexandre avancini.
Personagem: “Jetur”

“Rei Davi” –  Mini Série – Rede Record
Direção de Edson Spinello.
Personagem: “Natã”

CINEMA

“As Fantásticas Aventuras de um Capitão”
Direção: Marcos Jorge
Personagem: “Américo Antunes”

“Ao Meio – versão 3D”
Direção: Vítor Leite
Personagem Protagonista: “Ivan, o mágico”

2010

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APTR 2009 como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “Tom e Vinícius, o musical” no papel de “Vinícius de Moraes”.

TEATRO

“Comédia Russa”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Vladimir”
Temporadas no Rio

“Macbeth”
Direção: Aderbal Freire Filho
Personagem: “Banquo”
Temporadas no Rio e em SP

“Gota D’água”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Creonte”
Teatro João Caetano-RJ

TV 

“Ribeirão do Tempo” –  Novela – Rede Record
Direção de Edgard Miranda.
Personagem: “Nasinho”

CINEMA

“Cilada.com”
Direção: José Alvarenga
Personagem “Gerson”

“Disparos”
Direção: Juliana Reis
Personagem “Inspetor Gomes”

2009

PRÊMIOS

Indicado ao 3o Prêmio Contigo de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Tom e Vinícius, o musical” no papel de “Vinícius de Moraes”.

TEATRO

“Tom e Vinícius, o musical”
Direção: Daniel Herz
Personagem protagonista: “Vinicius de Moraes”
Temporada de 8 meses no Rio de Janeiro e turnê pelo país

“Dois prá lá Dois prá cá”
Direção: Cesar Amorim
Estréia nacional em Natal-RN
Participação no FITA(Festival de Teatro de Angra dos Reis)

TV 

Programa “Cilada”, de Bruno Mazzeo – 6a. temporada
Direção de Felipe Joffily
Personagem “Gerson”

“Ribeirão do Tempo” –  Novela – Rede Record
Direção de Edgard Miranda.
Personagem: “Nasinho”

CINEMA

“Malú de Bicicleta”
Direção: Flávio Tambellini
Personagem “Oliveira”

“Chico Xavier”
Direção: Daniel Filho
Personagem “Menezes de Assis”

“Beat the World”
Direção: Rob Adetuyi
Personagem “Jorge”

“Muita Calma nessa Hora”
Direção: Felipe Joffily
Personagem “Pescador”

2008

PRÊMIOS

Vencedor do Prêmio APTR 2007 de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.
Vencedor do Prêmio Qualidade Brasil como Melhor Ator em Espetáculo Musical de Teatro no Rio de Janeiro com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.
Indicado ao Prêmio Qualidade Brasil como Melhor Ator em Espetáculo Musical de Teatro em São Paulo com o espetáculo “Tom e Vinicius” no papel de “Vinicius de Moraes”.
Indicado ao Prêmio Contigo de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.

TEATRO

“Tom e Vinícius, o musical”
Direção: Daniel Herz
Personagem protagonista: “Vinicius de Moraes”

TV 

Minissérie “Capitu” – Rede Globo
Direção de Luiz Fernando Carvalho,
Personagem “Gurgel”

Novela “Duas Caras” –  Rede Globo
Direção de Wolf Maya.

Programa “Faça sua História” – episódio “A Deusa Extraterrestre” –  Rede Globo
Direção de Mauro Farias,
Personagem “Normando”.

Programa “Casos e Acasos” – episódio “A volta, a cena, as férias” – Rede Globo
Direção de Carlo Milani
Personagem “Nereu”

CINEMA

“A Mulher Invisível” 
Direção de Claudio Torres
Personagem “Alberto”

2007

PRÊMIOS 

Indicado ao Prêmio Shell de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.

TEATRO 

“Gota D’água” (musical baseado na obra de Chico Buarque)
Direção de João Fonseca
Personagem “Creonte”

“O que diz Molero”, romance de Diniz Machado
Adaptado e dirigido por Aderbal Freire Filho.
Um mês de temporada no Teatro Nacional Maria II em Lisboa, Portugal.

TV

Programa “Cilada”, de Bruno Mazzeo – 3a. temporada
Direção de Walmor Pamplona
Personagem “Gerson”

“Paraíso Tropical” – Rede Globo
Personagem: “Toninho”.

“Sítio do Picapau Amarelo” – Rede Globo
Personagem: “Barba Azul”.

Programa “Sob Nova Direção” – Rede Globo
Episódio: “Dedo duro de matar”.

CINEMA 

Atua no longa “Feliz Natal” 
Pimeira direção de Selton Mello
Personagem: “Neto”

2006

Completa 15 anos de carreira e 10 anos como integrante da Cia. Fodidos Privilegiados.

TEATRO

Musical “A Ópera do Malandro” –  de Chico Buarque – Segunda turnê em Portugal
Direção de Charles Moeller e Claudio Botelho
Personagem “Tigrão”.
“Palco Giratório” do SESC – espetáculos “Édipo Unplugged”, “A Fonte dos Santos” e “Tudo no Timing”
Cia. Fodidos Privilegiados nos estados da Bahia, Brasília e Mato Grosso do Sul.
Musical “A Ópera do Malandro em Concerto”
Direção de Charles Moeller e Claudio Botelho
Personagem “Geni”

Festival Riocenacontemporânea com a leitura dramatizada “O Processo”, de Franz Kafka
Direção de José Henrique Personagem,
“Advogado Huld”.

TV 

Programa “Cilada”, de Bruno Mazzeo – 2a. temporada
Direção de Walmor Pamplona
Personagem “Gerson”

“Pé na Jaca” – Rede Globo
Personagem: Betão.

“Floribella” – Bandeirantes
Personagem “Vespa”.

Programa “A Diarista”, nos episódios “Aquele do anel” “Saia injusta” – Rede Globo.

Cinema Longa “Tropa de Elite”
Direção de José Padilha,
Personagem “Sargento Alves”.

2005

TEATRO 

Musical “A Ópera do Malandro”, de Chico Buarque – Primeira turnê em Portugal
Direção de Charles Moeller e Claudio Botelho,
Personagem “Tigrão”.
Nas cidades de Lisboa, Porto e Figueira da Foz. Nesta turnê o espetáculo foi assistido por mais de 100.000 pessoas.

“Tour Enrique Diaz” na França com o espetáculo “Melodrama” 
Direção de Enrique Diaz,
Personagem “Ébrio”.
Nas cidades de Paris, Tarbes e Biarritz, junto à Cia. Dos Atores.

TV 

Programa “Carga Pesada”, episódio “Penúltimo desejo” –  Rede Globo.

2004

TEATRO 

Turne pela França com espetáculo “Santo Elvis”
Nas cidades de Annecy, Grenoble e Limoges.

Espetáculo “Édipo Unplugged” – Festival Riocenacontemporânea
Direção de João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem “Édipo”.

TV 

Novela “Senhora do Destino” – Rede Globo
Personagem “Seu João”.

Minissérie “Aprendendo a Empreender Pousadas” – Canal Futura
Direção de Marco Altberg
Personagem “Cidão”.

2003

TEATRO 

Estréia no musical “A Ópera do Malandro” de Chico Buarque
Direção de Charles Moeller e Cláudio Botelho
Personagem de “Geni”.

Espetáculo “Pluft, um Fantasminha”
Direção de Cacá Mourthé
Personagem ” Perna de Pau”.

TV 

Novela “Kubanacam” da Rede Globo
Personagem “Louco Deus”.

Programa “A Grande Família”, Episódio “Mãe do Ano” –  Rede Globo.

CINEMA 

Longa “Olga”
Direção de Jayme Monjardim
Personagem “Bangu”.

Curta “Capital Circulante” 
Direção de Ricardo Mehdeff
Personagem “Atravessador”.

2002

TEATRO 

Espetaculo “Santo Elvis” – Festival Riocenacontemporânea
Direção de Thierry Themoroux e Jacques Vincey
Personagem “Coronel Parker”.

TV 

Novela “Senhora do destino” da Rede Globo
Personagem “Feirante”.

Novela “Esperança” – Rede Globo
Personagem “Operário grevista”.

Programa “A Grande Família” da Rede Globo
Episódio “É pai, é pedra, é o fim do caminho”

CINEMA 

Curta “Carro Forte” 
Direção de Mário Diamante,
Personagem “Gigi”.

Curta “ Fui… ”
Direção de Guilherme Fiúza,
Personagem “Policial”.

2001

TEATRO 

Espetáculo “O Beijo no Asfalto” – de Nelson Rodrigues
Direção de Marcus Alvisi
Personagem “Cunha”.

Espetáculo “A Resistível Ascenção de Arturo Ui”, de Brecht
Direção de Moacir Chaves
Personagem “Ernesto Roma”.

TV 

Novela “Malhação” da Rede Globo
Personagem “Oficial de Justiça”.

Novela “Um anjo caiu do céu” da Rede Globo
Personagem “Dono da Birosca”.

Programa “A Grande Família” da Rede Globo
Episódio “É pai, é pedra, é o fim do caminho”.

CINEMA 

Longa “Bendito Fruto”
Direção de Sergio Goldemberg
Personagem “Enfermeiro”.

Longa “O Vestido”,
Direção de Paulo Thiago
Personagem “Apresentador”.

2000

TEATRO 

Estréia “Jonas e a Baleia” de Maria Clara Machado
Direção de Cacá Mourthé
Personagem “Jonas”.

Espetáculo “Bugiaria”
Direção de Moacir Chaver.

Espetáculo “O Casamento” – Festival Ibero- Americano de Teatro em Bogotá, Colômbia.

TV 

Novela “Terra Nostra” da Rede Globo
Personagem “Desempregado”.

Minissérie “Aquarela do brasil” da Rede Globo
Direção de Jayme Monjardim,
Personagem “Cantor de Rádio”.

CINEMA 

Longa “Lost Zweig” 
Direção de Sylvio Back,
Personagem “Orson Welles”.

1999

TEATRO 

Espetáculo “O Casamento” – FITEI (Festival de Teatro de Expressão Ibérica) no Porto, Portugal.

Espetáculo “Tudo no Timing” com os Fodidos Privilegiados
Direção de João Fonseca e Terry O’Reilly.

TV 

Novela “Vila Madalena” da Rede Globo
Personagem “Policial”.

Novela “Andando nas nuvens” da Rede Globo
Personagem “Enfermeiro”.

1998

TEATRO 

Espetáculo “A Resistível Ascenção de Arturo Ui” de Brecht
Direção de Antonio Abujamra e João Fonseca,
Personagem “Velho Ator”.

Espetáculo “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna
Direção de Antonio Abujamra e João Fonseca,
Personagem “João Grilo”.

Participa da leitura dramatizada de “A Ópera dos Três Vinténs”de Brecht
Direção de José Renato,
Direção Musical de Chico Mello,
Personagem “Mac Navalha”.

1997

TEATRO 

Espetáculo “O Casamento” de Nelson Rodrigues – No festival de Teatro de Curitiba
Direção de Antonio Abujamra e João Fonseca,
Personagem ” Dr. Camarinha”.

Espetáculo “O Casamento” – FIT (Festival Internacional de Teatro de BH)

Espetáculo “O Casamento” – FILO (Festival Internacional de Londrina)

Espetáculo “O Casamento” – Festival de Inverno de Ouro Preto 1996

Estréia na Cia. Fodidos Privilegiados com o espetáculo “O que é bom em segredo é melhor em Público” 
Direção de Antonio Abujamra

1995

TEATRO 

Musical “Concerto para Virgulino sem Orquestra” 
Texto e Direção de Vital Santos.

TV 

Programa “Você Decide” da Rede Globo
Direção de Tizuka Yamazaki,
Personagem “Sandro Cinema”.

CINEMA 

Longa “Fica Comigo” 
Direção de Tizuka Yamazaki.

1994 - 1991

TEATRO 

Companhia “Fanfarra Carioca” – Espetáculos Somos todos 22, Foro morto e Anita Garibaldi
Direção de Sidney Cruz,
Personagem(última peça) “Garibaldi”.

1987

PRÊMIOS

Prêmio de melhor ator coadjuvante no II Festival Nacional de Teatro Infantil em São Mateus, ES.
Prêmio de ator revelação no I Festival de Teatro Infantil do Liceu de Artes e Ofícios, RJ.

Teatro Amador
Espetáculo Ah, se eu fosse Rei
Direção de de Elbe de Holanda, junto ao GATIG (Grupo de Artes e Teatro da Ilha do Governador),
Personagem “Bobo da Corte”.

01/8/00 - 18/6/102000 - 2010
Winter purslane courgette pumpkin quandong komatsuna fennel green bean cucumber watercress. Pea sprouts wattle seed rutabaga okra yarrow cress avocado grape.
2019

PRÊMIOS

Indicado ao  Prêmio BRASIL MUSICAL como Melhor Ator  com o espetáculo “A Vida não é um Musical, o Musical” no papel de “Governador Sergio Camargo”

TEATRO

“Ele Ainda está Aqui”
Texto e Direção: Silvio Guindane
Personagem Protagonista: “Miguel”
Temporada: São Paulo.

2019

PRÊMIOS

Indicado ao  Prêmio BRASIL MUSICAL como Melhor Ator com o espetáculo “A Vida não é um Musical, o Musical” no papel de “Governador Sergio Camargo”

TEATRO

“Ele Ainda está Aqui”
Texto e Direção: Silvio Guindane
Personagem Protagonista: “Miguel”
Temporada: São Paulo.

Thelmo FernadesThelmo Fernades

Ator

Completa em 2019 vinte e oito anos de carreira. Constam em seu currículo mais de 50 trabalhos em teatro, cinema e televisão onde trabalhou com renomados diretores como Antonio Abujamra, Andrucha Waddington, Vicente Amorim, Aderbal Freire Filho, Denis Carvalho, João Fonseca, Enrique Diaz, Edgard Miranda, Luiz Fernando Carvalho, José Padilha, Alexandre Avancini, Selton Mello, entre outros. 

Com diversas indicações e o prestígio alcançado ao longo deste tempo se estabeleceu como um nome de peso do cenário artístico nacional.

MINHA HISTÓRIA

Thelmo está no ar na Segunda Temporada de FILHOS DA PÁTRIA como "Vasco". Rede Globo.

TV

"DIÁRIO DO FAROL, uma peça sobre a MALDADE", PRIMEIRO MONÓLOGO DA CARREIRA. Reestreia 8 de Novembro. .

Teatro

Thelmo está no ar com  A DIVISÃO, primeira temporada, no Globoplay.

Streaming
Prêmios & Indicações
0
TV, Seriados e Comerciais
0
Cinema Longas e Curtas
0
Peças Teatrais e Musicais
0

TrabalhosTrabalhos

Realizados e em Andamentos
DIÁRIO DO FAROL – 2019
NOVIDADES, TEATRO
A DIVISÃO – 2017
NOVIDADES, STREAMING
FILHOS DA PÁTRIA – 2019
NOVIDADES, TV
ELE AINDA ESTÁ AQUI – 2019/2018
TEATRO
ABUJAMRA PRESENTE – 2019
TEATRO
SOB PRESSÃO – 2017/2018
TV
ME CHAMA DE BRUNA – 2018
STREAMING, TV
ROCK STORY – 2016/2017
TV
CIDADE PROIBIDA – 2017
TV
CHACRINHA, O VELHO GUERREIRO – 2017
CINEMA
O BEIJO NO ASFALTO, O MUSICAL – 2016/2017/2018
TEATRO
TAPAS E BEIJOS – 2015
TV
VITÓRIA – 2014
TV
ELIS, VIVER É MELHOR QUE SONHAR – 2018
TV
A VIDA NÃO É UM MUSICAL, O MUSICAL – 2018
TEATRO
O MECANISMO – 2018
STREAMING
GOTA D’ÁGUA – 2007/2008/2009
TEATRO
A ARTE DA COMÉDIA – 2013/2012
TEATRO
TOM E VINÍCIUS, O MUSICAL – 2009/2008
TEATRO
S´IMBORA, O MUSICAL, A HISTÓRIA DE WILSON SIMONAL – 2014
TEATRO
A ÓPERA DO MALANDRO – 2005/2004/2003
TEATRO
JOSÉ DO EGITO
TV
REI DAVI
TV
ESTES FANTASMAS – 2017
TEATRO
CILADA
TV
ÉDIPO UNPLUGGED
TEATRO
O CASAMENTO
TEATRO
AUTO DA COMPADECIDA
TEATRO
TUDO NO TIMING
TEATRO
COMÉDIA RUSSA
TEATRO
NÃO SOBRE ROUXINÓIS
TEATRO
MACBETH
TEATRO
O ESTRANHO CASO DO CACHORRO MORTO
TEATRO
A RESISTÍVEL ASCENSÃO DE ARTURO UI – 2001
TEATRO
O QUE DIZ MOLERO
TEATRO
MELODRAMA
TEATRO
O BEIJO NO ASFALTO
TEATRO
SANTO ELVIS
TEATRO
BUGIARIA
TEATRO
AS MALANDRAGENS DE SCAPINO
TEATRO
ÓPERA DO MALANDRO EM CONCERTO
TEATRO
A AURORA DA MINHA VIDA, UM MUSICAL BRASILEIRO
TEATRO
A RESISTÍVEL ASCENSÃO DE ARTURO UI – 1998
TEATRO
TÍMON DE ATENAS
TEATRO
ESCRAVAS DO AMOR
TEATRO
O QUE É BOM EM SEGREDO É MELHOR EM PÚBLICO
TEATRO
PLUFT, O FANTASMINHA (2013 E 2014)
TEATRO
JONAS E A BALEIA
TEATRO
AS ARTIMANHAS DE SCAPINO
TEATRO
A FORÇA DO DESTINO
TEATRO
CONCERTO PARA VIRGULINO SEM ORQUESTRA
TEATRO
RIBEIRÃO DO TEMPO
TV
O AMOR E A MORTE
TV
CASOS E ACASOS
TV
POR TODA MINHA VIDA
TV
VOCÊ DECIDE
TV
MILAGRES DE JESUS
TV
TOCS DE DALILA
TV
FOGO MORTO
TEATRO
ANITA GARIBALDI
TEATRO
CAPITU
TV
A GRANDE FAMÍLIA
TV
A DIARISTA
TV
FAÇA SUA HISTÓRIA
TV
CARGA PESADA
TV
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
TV
FLORIBELLA
TV
MACABRO – 2018
CINEMA, NOVIDADES
O PULO DO GATO
NOVIDADES
LUCICREIDE VAI À MARTE
NOVIDADES
OS SALAFRÁRIOS
NOVIDADES
SOB PRESSÃO
CINEMA
DIVÓRCIO
CINEMA
TROPA DE ELITE
CINEMA
FELIZ NATAL
CINEMA
NINGUÉM AMA NINGUÉM POR MAIS DE DOIS ANOS
CINEMA
O ROUBO DA TAÇA
CINEMA
CILADA.COM
CINEMA
A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE
CINEMA
MORMAÇO
CINEMA
CHICO XAVIER
CINEMA
GIOVANNI IMPROTTA
CINEMA
MALU DE BICICLETA
CINEMA
DISPAROS
CINEMA
A MULHER INVISÍVEL
CINEMA
O DUELO
CINEMA
MUITA CALMA NESSA HORA
CINEMA
LOST ZWEIG
CINEMA
O VESTIDO
CINEMA
BENDITO FRUTO
CINEMA
MARIA, MÃE DO FILHO DE DEUS
CINEMA
OLGA
CINEMA
CONCEIÇÃO – AUTOR BOM É AUTOR MORTO
CINEMA
FICA COMIGO
CINEMA
LARA
CINEMA
CARRO FORTE
CINEMA
CAPITAL CIRCULANTE
CINEMA
A IDA
CINEMA
502
CINEMA
AO MEIO
CINEMA
DESCONSTRUÇÃO
CINEMA
AMOR
CINEMA
FUI !!!
CINEMA
O CALENDÁRIO
CINEMA
JOÃO QUE NÃO AMAVA TEREZA
CINEMA
BANDEIRA 0
CINEMA
COISA MAIS LINDA – 2019
STREAMING
REALITY Z – 2019
STREAMING

CARREIRACARREIRA

TIMELINE
2019

TEATRO

“Diário do Farol, uma peça sobre a maldade”
Monólogo adaptado da obra de João Ubaldo Ribeiro
Adaptação: Fernando Philbert e Thelmo Fernandes
Direção: Fernando Philbert
Temporada: Rio de Janeiro

“A China é Azul”
Texto: José Wilker
Direção: Emílio de Mello
Leitura Dramatizada em comemoração aos 70 anos de nascimento de José Wilker
Teatro Ipanema – RJ

“Ele Ainda está Aqui”
Texto e Direção: Silvio Guindane
Personagem: “Miguel”
Temporada: São Paulo.
Turnê Internacional: Angola-África
Turnê Nacional: Niterói, Vitória, Fortaleza, Aracaju, Natal, São José dos Campos, Santos, Maceió, Nova Lima e BH

“Abujamra Presente”
Direção: João Fonseca
Temporadas: São Paulo e Rio de Janeiro
FTC – Festival de Teatro de Curitiba

TV

“Amor de Mãe” –  Novela – TV Globo
Direção: Noah Bressane
Personagem: “Bruno” (Participação)

“Filhos da Pátria” –  Mini Série – TV Globo
Segunda Temporada
Direção: Henrique Sauer
Personagem: “Vasco” (Participação)

STREAMING

“Reality Z” –  Mini Série – Netflix
Segunda Temporada
Direção geral de Claudio Torres e Rodrigo Monte
Personagem: “Peixe”

“Coisa mais Linda” –  Mini Série – Netflix
Segunda Temporada
Direção de Caíto Ortiz
Personagem: “Gilson”

2018

PRÊMIOS

Vencedor do Prêmio FITA de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

CINEMA

“O Pulo do Gato” – Longa
Direção: Felipe Joffily.
Personagem: “Apóstolo Adriano”

“Macabro” – Longa
Direção: Marcos Prado.
Personagem: “Delegado Rui”

TV

“Sob Pressão” –  Mini Série – TV Globo
Segunda  e Terceira Temporadas
Direção geral de Andrucha Waddington e Mini Kert
Personagem: “Capitão Botelho”

“Elis, viver é melhor que sonhar” –  Mini Série – TV Globo
Direção geral de Hugo Prata
Personagem: “Vinicius de Moraes”


STREAMING

“O Mecanismo” –  Mini Série – Netflix
Segunda Temporada
Direção geral de José Padilha, Marcos Prado e Daniel Resende
Personagem: “Maximiliano Carrascosa”

“Me Chama de Bruna” –  Mini Série – FOX Premium
Terceira Temporada
Direção geral de Calvito Leal e Duda Vaissmann
Personagem: “Wander”

 

TEATRO

“Ele Ainda está Aqui”
Texto e Direção: Silvio Guindane
Personagem Protagonista: “Miguel”
Turnê: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Salvador, Brasília, São José do Rio Preto, Goiânia, Recife,
Porto Alegre, Uberaba, Curitiba e Manaus.

“O Beijo no Asfalto,  o Musical”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Amado Ribeiro”
Turnê:  Maceió e Recife

“A Vida não é um Musical, o Musical”
Direção: João Fonseca e Leandro Muniz
Personagem Protagonista: “Governador Sergio Camargo”
Temporadas no Rio e FITA 2018

2017

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio NOTÍCIAS DE TV como Melhor Ator Coadjuvante com a novela “Rock Story” no papel de “Nelson”

CINEMA

“A Divisão” – Longa
Direção: Vicente Amorim.
Personagem: “Ramos”

“Chacrinha, o Velho Guerreiro” – Longa
Direção: Andrucha Waddington.
Personagem: “Boni”

“Lucicreide vai à Marte” – Longa
Direção: Rodrigo César.
Personagem: “Apresentador”

“Os Salafrários” – Longa
Direção: Pedro Antônio.Personagem: “Delegado”

“A Ida” – Curta
Direção: Vítor Leite.
Personagem: “Álvaro”

TV

“Cidade Poibida” –  Mini Série – TV Globo
Direção geral de Maurício Farias.
Personagem: “Fagundes”

“Sob Pressão” –  Mini Série – TV Globo
Primeira Temporada
Direção geral de Andrucha Waddington e Mini Kert
Personagem: “Capitão Botelho”

“Rock Story” – Novela – TV Globo
Direção Geral de Dennis Carvalho e Maria de Médicis.
Personagem: “Nelson”

STREAMING

“A Divisão” – Série Globoplay – Primeira e Segunda Temporadas
Direção: Vicente Amorim.
Personagem: “Ramos”

TEATRO

“Estes Fantasmas”
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: “Pasquale Lojácono”
Temporada no Rio

“Édipo Unplugged”
Direção: João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem Protagonista: “Édipo”
Temporadas no Rio

2016

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio REDENTOR de Cinema como Melhor Ator Coadjuvante com o longa “Sob Pressão” no papel de “Capitão Botelho” – Festival do Rio
Indicado ao Prêmio FITA de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

TEATRO

“O Beijo no Asfalto, o Musical”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Amado Ribeiro”
FESTIVAL DE CURITIBA, FITA

“Chabadabadá”

Texto: Xico Sá
Direção: Thelmo Fernandes
Atuação: Marcos França e André Siqueira
Segunda Temporada no Rio

TV 

“Rock Story” – Novela – TV Globo
Direção geral de Dênis Carvalho.
Personagem: “Nelson”

“Tocs de Dalila” – Série – Multishow
Direção geral de Daniela Braga.
Personagem: “Pedro Henrique”

“Mr. Brau” – TV Globo
Direção geral de Maurício Farias.
Participação: “Prefeito Walther”

CINEMA

“Divórcio 190” – Longa
Direção: Pedro Amorim.
Personagem: “Milton”

“Mormaço” – Longa
Direção: Marina Meliande.
Personagem: “Eduardo”

“O Vendedor de Sonhos” – Longa
Direção: Jayme Monjardim.

2015

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APTR de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “S´imbora o Musical, a história de Wilson Simonal” no papel de “Carlos Imperial”

Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como Melhor Ator de Musical com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

Indicado ao Prêmio Botequim Cultural de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

Indicado ao Prêmio BIBI FERREIRA de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “S´imbora o Musical, a história de Wilson Simonal” no papel de “Carlos Imperial”

TEATRO

“O Beijo no Asfalto, o Musical”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Amado Ribeiro”
Temporadas no Rio

“S´imbora o Musical, a história de Wilson Simonal”
Direção: Pedro Brício
Personagem Protagonista: “Carlos Imperial”
Temporadas no Rio e São Paulo

“Chabadabadá”
Texto: Xico Sá
Direção: Thelmo Fernandes
Atuação: Marcos França e André Siqueira
Temporadas no Rio e Niterói

Leituras Dramatizadas:
“Novas Diretrizes em Tempos de Paz”, Texto e direção de Bosco Brasil; Elenco: Tony Ramos e Thelmo Fernandes; Local: Casa da Gávea

TV 

“Tapas e Beijos” –  Mini Série – TV Globo
Direção geral de Maurício Farias.
Personagem: “Delegado Queiroz”

“Vitória” – Novela – Rede Record
Direção Geral de Edgard Miranda.
Personagem: “William”

CINEMA

“Sob Pressão” – Longa
Direção: Andrucha Waddington.
Personagem: “Capitão Botelho”

“O Roubo da Taça” – Longa
Direção: Caíto Ortiz.
Personagem: “LG – Luis Gustavo”

2014

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APCA-SP de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”

TEATRO

“A Arte da Comédia”
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: “Prefeito De Caro”

Temporadas em São Paulo e Curitiba
Participação no Festival de Teatro de Curitiba

“O Estranho Caso do Cachorro Morto”
Direção: Moacyr Goes
Personagem: “Pai(Ed)”
Temporada no Rio

“Pluft, o fantasminha”
Direção: Cacá Mourthé
Personagem: “Perna de Pau”
Turnê Nacional: Salvador, BH e Porto Alegre

TV 

“Vitória” – Novela – Rede Record
Direção Geral de Edgard Miranda.
Personagem: “William”

“Milagres de Jesus” –  Mini Série – Rede Record
Direção geral de João Camargo.
Episódio: “O Inválido do Poço de Betesda”
Personagem: “Fariseu”

2013

PRÊMIOS

Vencedor do 3o Prêmio FITA de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”
Indicado ao Prêmio Shell de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”
Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”

TEATRO

“A Arte da Comédia”
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: “Prefeito De Caro”
Temporadas no Rio e em Campos
Participação no FITA 2013

“Pluft, o fantasminha”
Direção: Cacá Mourthé
Personagem: “Perna de Pau”
Temporada no Rio

TV 

“O Amor e a Morte” – Especial de fim de ano – Rede Record
Direção de Marco Altberg.
Personagens: “Ronaldo” e “Ernesto”

“José do Egito” –  Mini Série – Rede Record
Direção geral de Alexandre Avancini.
Personagem: “Jetur”

“Placebo” –  Programa Piloto
Direção de Hamsa Wood.
Personagem: “Glaydisson”

CINEMA

“A esperança é a última que morre”
Direção: Calvito Leal
Personagem: “Major Leandro Macedo”

“Ninguém ama ninguém… Por mais de dois anos”
Direção: Clovis Mello
Personagem: “Portela”

“502″
Direção: Miguel de Oliveira
Personagem Protagonista: “Pedro”
Selecionado para o SHORT FILM CORNER/Festival de Cannes 2013

2012

TEATRO

“Não sobre Rouxinóis”
Direção: João Fonseca e Vinícius Arneiro
Personagem Protagonista: “Chefe Whalen”
Temporada no Rio

“O Casamento”
Direção: João Fonseca e Antônio Abujamra
Personagem: “Dr. Camarinha”
Festival de Teatro de Curitiba

“Escravas do Amor”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Dr. Meira”
Festival de Teatro de Curitiba

“A Aurora da Minha Vida, um musical brasileiro”
Texto e Direção: Naum Alves de Sousa
Personagens: “Bobo”, “Diretor”e “Padre”
Temporada no Rio

“Édipo Unplugged”
Direção: João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem Protagonista: “Édipo”
Apresentação única
Leituras Dramatizadas:
“Central Park West”, Texto de Woody Allen; Direção: Marcus Alvisi; Local: Midrash
“A Falecida”, Texto de Nelson Rodrigues; Direção: Sura Berdtchevsky; Local: Casa da Gávea
“O Beijo no Asfalto”; Texto de Nelson Rodrigues; Direção: Henrique Tavares; Local: Casa da Gávea

TV 

“José do Egito” –  Mini Série – Rede Record
Direção de Alexandre avancini.
Personagem: “Jetur”

“Rei Davi” –  Mini Série – Rede Record
Direção de Edson Spinello.
Personagem: “Natã”

CINEMA

“As Fantásticas Aventuras de um Capitão”
Direção: Marcos Jorge
Personagem: “Américo Antunes”

“Ao Meio – versão 3D”
Direção: Vítor Leite
Personagem Protagonista: “Ivan, o mágico”

2010

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APTR 2009 como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “Tom e Vinícius, o musical” no papel de “Vinícius de Moraes”.

TEATRO

“Comédia Russa”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Vladimir”
Temporadas no Rio

“Macbeth”
Direção: Aderbal Freire Filho
Personagem: “Banquo”
Temporadas no Rio e em SP

“Gota D’água”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Creonte”
Teatro João Caetano-RJ

TV 

“Ribeirão do Tempo” –  Novela – Rede Record
Direção de Edgard Miranda.
Personagem: “Nasinho”

CINEMA

“Cilada.com”
Direção: José Alvarenga
Personagem “Gerson”

“Disparos”
Direção: Juliana Reis
Personagem “Inspetor Gomes”

2009

PRÊMIOS

Indicado ao 3o Prêmio Contigo de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Tom e Vinícius, o musical” no papel de “Vinícius de Moraes”.

TEATRO

“Tom e Vinícius, o musical”
Direção: Daniel Herz
Personagem protagonista: “Vinicius de Moraes”
Temporada de 8 meses no Rio de Janeiro e turnê pelo país

“Dois prá lá Dois prá cá”
Direção: Cesar Amorim
Estréia nacional em Natal-RN
Participação no FITA(Festival de Teatro de Angra dos Reis)

TV 

Programa “Cilada”, de Bruno Mazzeo – 6a. temporada
Direção de Felipe Joffily
Personagem “Gerson”

“Ribeirão do Tempo” –  Novela – Rede Record
Direção de Edgard Miranda.
Personagem: “Nasinho”

CINEMA

“Malú de Bicicleta”
Direção: Flávio Tambellini
Personagem “Oliveira”

“Chico Xavier”
Direção: Daniel Filho
Personagem “Menezes de Assis”

“Beat the World”
Direção: Rob Adetuyi
Personagem “Jorge”

“Muita Calma nessa Hora”
Direção: Felipe Joffily
Personagem “Pescador”

2008

PRÊMIOS

Vencedor do Prêmio APTR 2007 de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.
Vencedor do Prêmio Qualidade Brasil como Melhor Ator em Espetáculo Musical de Teatro no Rio de Janeiro com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.
Indicado ao Prêmio Qualidade Brasil como Melhor Ator em Espetáculo Musical de Teatro em São Paulo com o espetáculo “Tom e Vinicius” no papel de “Vinicius de Moraes”.
Indicado ao Prêmio Contigo de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.

TEATRO

“Tom e Vinícius, o musical”
Direção: Daniel Herz
Personagem protagonista: “Vinicius de Moraes”

TV 

Minissérie “Capitu” – Rede Globo
Direção de Luiz Fernando Carvalho,
Personagem “Gurgel”

Novela “Duas Caras” –  Rede Globo
Direção de Wolf Maya.

Programa “Faça sua História” – episódio “A Deusa Extraterrestre” –  Rede Globo
Direção de Mauro Farias,
Personagem “Normando”.

Programa “Casos e Acasos” – episódio “A volta, a cena, as férias” – Rede Globo
Direção de Carlo Milani
Personagem “Nereu”

CINEMA

“A Mulher Invisível” 
Direção de Claudio Torres
Personagem “Alberto”

2007

PRÊMIOS 

Indicado ao Prêmio Shell de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.

TEATRO 

“Gota D’água” (musical baseado na obra de Chico Buarque)
Direção de João Fonseca
Personagem “Creonte”

“O que diz Molero”, romance de Diniz Machado
Adaptado e dirigido por Aderbal Freire Filho.
Um mês de temporada no Teatro Nacional Maria II em Lisboa, Portugal.

TV

Programa “Cilada”, de Bruno Mazzeo – 3a. temporada
Direção de Walmor Pamplona
Personagem “Gerson”

“Paraíso Tropical” – Rede Globo
Personagem: “Toninho”.

“Sítio do Picapau Amarelo” – Rede Globo
Personagem: “Barba Azul”.

Programa “Sob Nova Direção” – Rede Globo
Episódio: “Dedo duro de matar”.

CINEMA 

Atua no longa “Feliz Natal” 
Pimeira direção de Selton Mello
Personagem: “Neto”

2006

Completa 15 anos de carreira e 10 anos como integrante da Cia. Fodidos Privilegiados.

TEATRO

Musical “A Ópera do Malandro” –  de Chico Buarque – Segunda turnê em Portugal
Direção de Charles Moeller e Claudio Botelho
Personagem “Tigrão”.
“Palco Giratório” do SESC – espetáculos “Édipo Unplugged”, “A Fonte dos Santos” e “Tudo no Timing”
Cia. Fodidos Privilegiados nos estados da Bahia, Brasília e Mato Grosso do Sul.
Musical “A Ópera do Malandro em Concerto”
Direção de Charles Moeller e Claudio Botelho
Personagem “Geni”

Festival Riocenacontemporânea com a leitura dramatizada “O Processo”, de Franz Kafka
Direção de José Henrique Personagem,
“Advogado Huld”.

TV 

Programa “Cilada”, de Bruno Mazzeo – 2a. temporada
Direção de Walmor Pamplona
Personagem “Gerson”

“Pé na Jaca” – Rede Globo
Personagem: Betão.

“Floribella” – Bandeirantes
Personagem “Vespa”.

Programa “A Diarista”, nos episódios “Aquele do anel” “Saia injusta” – Rede Globo.

Cinema Longa “Tropa de Elite”
Direção de José Padilha,
Personagem “Sargento Alves”.

2005

TEATRO 

Musical “A Ópera do Malandro”, de Chico Buarque – Primeira turnê em Portugal
Direção de Charles Moeller e Claudio Botelho,
Personagem “Tigrão”.
Nas cidades de Lisboa, Porto e Figueira da Foz. Nesta turnê o espetáculo foi assistido por mais de 100.000 pessoas.

“Tour Enrique Diaz” na França com o espetáculo “Melodrama” 
Direção de Enrique Diaz,
Personagem “Ébrio”.
Nas cidades de Paris, Tarbes e Biarritz, junto à Cia. Dos Atores.

TV 

Programa “Carga Pesada”, episódio “Penúltimo desejo” –  Rede Globo.

2004

TEATRO 

Turne pela França com espetáculo “Santo Elvis”
Nas cidades de Annecy, Grenoble e Limoges.

Espetáculo “Édipo Unplugged” – Festival Riocenacontemporânea
Direção de João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem “Édipo”.

TV 

Novela “Senhora do Destino” – Rede Globo
Personagem “Seu João”.

Minissérie “Aprendendo a Empreender Pousadas” – Canal Futura
Direção de Marco Altberg
Personagem “Cidão”.

2003

TEATRO 

Estréia no musical “A Ópera do Malandro” de Chico Buarque
Direção de Charles Moeller e Cláudio Botelho
Personagem de “Geni”.

Espetáculo “Pluft, um Fantasminha”
Direção de Cacá Mourthé
Personagem ” Perna de Pau”.

TV 

Novela “Kubanacam” da Rede Globo
Personagem “Louco Deus”.

Programa “A Grande Família”, Episódio “Mãe do Ano” –  Rede Globo.

CINEMA 

Longa “Olga”
Direção de Jayme Monjardim
Personagem “Bangu”.

Curta “Capital Circulante” 
Direção de Ricardo Mehdeff
Personagem “Atravessador”.

2002

TEATRO 

Espetaculo “Santo Elvis” – Festival Riocenacontemporânea
Direção de Thierry Themoroux e Jacques Vincey
Personagem “Coronel Parker”.

TV 

Novela “Senhora do destino” da Rede Globo
Personagem “Feirante”.

Novela “Esperança” – Rede Globo
Personagem “Operário grevista”.

Programa “A Grande Família” da Rede Globo
Episódio “É pai, é pedra, é o fim do caminho”

CINEMA 

Curta “Carro Forte” 
Direção de Mário Diamante,
Personagem “Gigi”.

Curta “ Fui… ”
Direção de Guilherme Fiúza,
Personagem “Policial”.

2001

TEATRO 

Espetáculo “O Beijo no Asfalto” – de Nelson Rodrigues
Direção de Marcus Alvisi
Personagem “Cunha”.

Espetáculo “A Resistível Ascenção de Arturo Ui”, de Brecht
Direção de Moacir Chaves
Personagem “Ernesto Roma”.

TV 

Novela “Malhação” da Rede Globo
Personagem “Oficial de Justiça”.

Novela “Um anjo caiu do céu” da Rede Globo
Personagem “Dono da Birosca”.

Programa “A Grande Família” da Rede Globo
Episódio “É pai, é pedra, é o fim do caminho”.

CINEMA 

Longa “Bendito Fruto”
Direção de Sergio Goldemberg
Personagem “Enfermeiro”.

Longa “O Vestido”,
Direção de Paulo Thiago
Personagem “Apresentador”.

2000

TEATRO 

Estréia “Jonas e a Baleia” de Maria Clara Machado
Direção de Cacá Mourthé
Personagem “Jonas”.

Espetáculo “Bugiaria”
Direção de Moacir Chaver.

Espetáculo “O Casamento” – Festival Ibero- Americano de Teatro em Bogotá, Colômbia.

TV 

Novela “Terra Nostra” da Rede Globo
Personagem “Desempregado”.

Minissérie “Aquarela do brasil” da Rede Globo
Direção de Jayme Monjardim,
Personagem “Cantor de Rádio”.

CINEMA 

Longa “Lost Zweig” 
Direção de Sylvio Back,
Personagem “Orson Welles”.

1999

TEATRO 

Espetáculo “O Casamento” – FITEI (Festival de Teatro de Expressão Ibérica) no Porto, Portugal.

Espetáculo “Tudo no Timing” com os Fodidos Privilegiados
Direção de João Fonseca e Terry O’Reilly.

TV 

Novela “Vila Madalena” da Rede Globo
Personagem “Policial”.

Novela “Andando nas nuvens” da Rede Globo
Personagem “Enfermeiro”.

1998

TEATRO 

Espetáculo “A Resistível Ascenção de Arturo Ui” de Brecht
Direção de Antonio Abujamra e João Fonseca,
Personagem “Velho Ator”.

Espetáculo “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna
Direção de Antonio Abujamra e João Fonseca,
Personagem “João Grilo”.

Participa da leitura dramatizada de “A Ópera dos Três Vinténs”de Brecht
Direção de José Renato,
Direção Musical de Chico Mello,
Personagem “Mac Navalha”.

1997

TEATRO 

Espetáculo “O Casamento” de Nelson Rodrigues – No festival de Teatro de Curitiba
Direção de Antonio Abujamra e João Fonseca,
Personagem ” Dr. Camarinha”.

Espetáculo “O Casamento” – FIT (Festival Internacional de Teatro de BH)

Espetáculo “O Casamento” – FILO (Festival Internacional de Londrina)

Espetáculo “O Casamento” – Festival de Inverno de Ouro Preto 1996

Estréia na Cia. Fodidos Privilegiados com o espetáculo “O que é bom em segredo é melhor em Público” 
Direção de Antonio Abujamra

1995

TEATRO 

Musical “Concerto para Virgulino sem Orquestra” 
Texto e Direção de Vital Santos.

TV 

Programa “Você Decide” da Rede Globo
Direção de Tizuka Yamazaki,
Personagem “Sandro Cinema”.

CINEMA 

Longa “Fica Comigo” 
Direção de Tizuka Yamazaki.

1994 - 1991

TEATRO 

Companhia “Fanfarra Carioca” – Espetáculos Somos todos 22, Foro morto e Anita Garibaldi
Direção de Sidney Cruz,
Personagem(última peça) “Garibaldi”.

1987

PRÊMIOS

Prêmio de melhor ator coadjuvante no II Festival Nacional de Teatro Infantil em São Mateus, ES.
Prêmio de ator revelação no I Festival de Teatro Infantil do Liceu de Artes e Ofícios, RJ.

Teatro Amador
Espetáculo Ah, se eu fosse Rei
Direção de de Elbe de Holanda, junto ao GATIG (Grupo de Artes e Teatro da Ilha do Governador),
Personagem “Bobo da Corte”.

01/8/00 - 18/6/102000 - 2010
Winter purslane courgette pumpkin quandong komatsuna fennel green bean cucumber watercress. Pea sprouts wattle seed rutabaga okra yarrow cress avocado grape.
2019

PRÊMIOS

Indicado ao  Prêmio BRASIL MUSICAL como Melhor Ator  com o espetáculo “A Vida não é um Musical, o Musical” no papel de “Governador Sergio Camargo”

TEATRO

“Ele Ainda está Aqui”
Texto e Direção: Silvio Guindane
Personagem Protagonista: “Miguel”
Temporada: São Paulo.

2019

PRÊMIOS

Indicado ao  Prêmio BRASIL MUSICAL como Melhor Ator com o espetáculo “A Vida não é um Musical, o Musical” no papel de “Governador Sergio Camargo”

TEATRO

“Ele Ainda está Aqui”
Texto e Direção: Silvio Guindane
Personagem Protagonista: “Miguel”
Temporada: São Paulo.

Thelmo FernadesThelmo Fernades

Ator

Completa em 2019 vinte e oito anos de carreira. Constam em seu currículo mais de 50 trabalhos em teatro, cinema e televisão onde trabalhou com renomados diretores como Antonio Abujamra, Andrucha Waddington, Vicente Amorim, Aderbal Freire Filho, Denis Carvalho, João Fonseca, Enrique Diaz, Edgard Miranda, Luiz Fernando Carvalho, José Padilha, Alexandre Avancini, Selton Mello, entre outros. 

Com diversas indicações e o prestígio alcançado ao longo deste tempo se estabeleceu como um nome de peso do cenário artístico nacional.

MINHA HISTÓRIA

Thelmo está no ar na Segunda Temporada de FILHOS DA PÁTRIA como "Vasco". Rede Globo.

TV

"DIÁRIO DO FAROL, uma peça sobre a MALDADE", PRIMEIRO MONÓLOGO DA CARREIRA. Reestreia 8 de Novembro. .

Teatro

Thelmo está no ar com  A DIVISÃO, primeira temporada, no Globoplay.

Streaming
Prêmios & Indicações
0
TV, Seriados e Comerciais
0
Cinema Longas e Curtas
0
Peças Teatrais e Musicais
0

TrabalhosTrabalhos

Realizados e em Andamentos
DIÁRIO DO FAROL – 2019
NOVIDADES, TEATRO
A DIVISÃO – 2017
NOVIDADES, STREAMING
FILHOS DA PÁTRIA – 2019
NOVIDADES, TV
ELE AINDA ESTÁ AQUI – 2019/2018
TEATRO
ABUJAMRA PRESENTE – 2019
TEATRO
SOB PRESSÃO – 2017/2018
TV
ME CHAMA DE BRUNA – 2018
STREAMING, TV
ROCK STORY – 2016/2017
TV
CIDADE PROIBIDA – 2017
TV
CHACRINHA, O VELHO GUERREIRO – 2017
CINEMA
O BEIJO NO ASFALTO, O MUSICAL – 2016/2017/2018
TEATRO
TAPAS E BEIJOS – 2015
TV
VITÓRIA – 2014
TV
ELIS, VIVER É MELHOR QUE SONHAR – 2018
TV
A VIDA NÃO É UM MUSICAL, O MUSICAL – 2018
TEATRO
O MECANISMO – 2018
STREAMING
GOTA D’ÁGUA – 2007/2008/2009
TEATRO
A ARTE DA COMÉDIA – 2013/2012
TEATRO
TOM E VINÍCIUS, O MUSICAL – 2009/2008
TEATRO
S´IMBORA, O MUSICAL, A HISTÓRIA DE WILSON SIMONAL – 2014
TEATRO
A ÓPERA DO MALANDRO – 2005/2004/2003
TEATRO
JOSÉ DO EGITO
TV
REI DAVI
TV
ESTES FANTASMAS – 2017
TEATRO
CILADA
TV
ÉDIPO UNPLUGGED
TEATRO
O CASAMENTO
TEATRO
AUTO DA COMPADECIDA
TEATRO
TUDO NO TIMING
TEATRO
COMÉDIA RUSSA
TEATRO
NÃO SOBRE ROUXINÓIS
TEATRO
MACBETH
TEATRO
O ESTRANHO CASO DO CACHORRO MORTO
TEATRO
A RESISTÍVEL ASCENSÃO DE ARTURO UI – 2001
TEATRO
O QUE DIZ MOLERO
TEATRO
MELODRAMA
TEATRO
O BEIJO NO ASFALTO
TEATRO
SANTO ELVIS
TEATRO
BUGIARIA
TEATRO
AS MALANDRAGENS DE SCAPINO
TEATRO
ÓPERA DO MALANDRO EM CONCERTO
TEATRO
A AURORA DA MINHA VIDA, UM MUSICAL BRASILEIRO
TEATRO
A RESISTÍVEL ASCENSÃO DE ARTURO UI – 1998
TEATRO
TÍMON DE ATENAS
TEATRO
ESCRAVAS DO AMOR
TEATRO
O QUE É BOM EM SEGREDO É MELHOR EM PÚBLICO
TEATRO
PLUFT, O FANTASMINHA (2013 E 2014)
TEATRO
JONAS E A BALEIA
TEATRO
AS ARTIMANHAS DE SCAPINO
TEATRO
A FORÇA DO DESTINO
TEATRO
CONCERTO PARA VIRGULINO SEM ORQUESTRA
TEATRO
RIBEIRÃO DO TEMPO
TV
O AMOR E A MORTE
TV
CASOS E ACASOS
TV
POR TODA MINHA VIDA
TV
VOCÊ DECIDE
TV
MILAGRES DE JESUS
TV
TOCS DE DALILA
TV
FOGO MORTO
TEATRO
ANITA GARIBALDI
TEATRO
CAPITU
TV
A GRANDE FAMÍLIA
TV
A DIARISTA
TV
FAÇA SUA HISTÓRIA
TV
CARGA PESADA
TV
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
TV
FLORIBELLA
TV
MACABRO – 2018
CINEMA, NOVIDADES
O PULO DO GATO
NOVIDADES
LUCICREIDE VAI À MARTE
NOVIDADES
OS SALAFRÁRIOS
NOVIDADES
SOB PRESSÃO
CINEMA
DIVÓRCIO
CINEMA
TROPA DE ELITE
CINEMA
FELIZ NATAL
CINEMA
NINGUÉM AMA NINGUÉM POR MAIS DE DOIS ANOS
CINEMA
O ROUBO DA TAÇA
CINEMA
CILADA.COM
CINEMA
A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE
CINEMA
MORMAÇO
CINEMA
CHICO XAVIER
CINEMA
GIOVANNI IMPROTTA
CINEMA
MALU DE BICICLETA
CINEMA
DISPAROS
CINEMA
A MULHER INVISÍVEL
CINEMA
O DUELO
CINEMA
MUITA CALMA NESSA HORA
CINEMA
LOST ZWEIG
CINEMA
O VESTIDO
CINEMA
BENDITO FRUTO
CINEMA
MARIA, MÃE DO FILHO DE DEUS
CINEMA
OLGA
CINEMA
CONCEIÇÃO – AUTOR BOM É AUTOR MORTO
CINEMA
FICA COMIGO
CINEMA
LARA
CINEMA
CARRO FORTE
CINEMA
CAPITAL CIRCULANTE
CINEMA
A IDA
CINEMA
502
CINEMA
AO MEIO
CINEMA
DESCONSTRUÇÃO
CINEMA
AMOR
CINEMA
FUI !!!
CINEMA
O CALENDÁRIO
CINEMA
JOÃO QUE NÃO AMAVA TEREZA
CINEMA
BANDEIRA 0
CINEMA
COISA MAIS LINDA – 2019
STREAMING
REALITY Z – 2019
STREAMING