A comédia “Estes Fantasmas!”, segundo espetáculo da “Trilogia Eduardo De Filippo”, idealizada por Sergio Módena, em parceria com seus sócios da Trupe Fabulosa, Gustavo Wabner e Erika Riba, estreia no Teatro Sesc Ginástico, dia 6 de julho, quinta-feira, às 20h. A obra é uma investigação sobre a obra do dramaturgo, considerado um dos maiores artistas italianos do sec. XX. A produção é da Trupe Fabulosa Produções Artísticas em parceria com a Sábios Projetos e Lúdico Produções.
Escrita em 1946, no período pós-guerra, essa comédia, ao mesmo tempo divertida e amarga, expressa um profundo desencanto do autor em relação ao mundo e introduz o “fantástico” no cotidiano dos personagens. “Estes Fantasmas!” se baseia em dois núcleos temáticos: a comunicação difícil, com a falta de solidariedade entre os vivos, e a fragilidade do homem predisposto a crer em tudo aquilo que deseja, às vezes se entregando à compreensão dos mortos. Para Pasquale Lojacono, o protagonista, a realidade se tornou tão insuportável (pois ela já anuncia sua degradação moral e financeira) que só lhe resta crer cegamente num plano espiritual, como forma de salvação.
A peça é um exemplo brilhante da capacidade do dramaturgo italiano em unir teatro popular com uma visão socialmente engajada do mundo. Aqui, o trânsito entre ficção e realidade produz não só um poderoso e divertido jogo teatral, mas revela também a angústia do homem perante sua própria decadência. Para ele, resta apenas a fé cega num universo fantasmagórico que mascara o assombroso mundo que o cerca.
A encenação propõe brincar com as duas realidades que o autor evoca com admirável maestria: a realidade cotidiana e a realidade fantasmagórica. Nessa dialética de linguagens, o espectador é alertado sobre o seguinte fato: o homem não deve jamais ser refém de convicções pré-determinadas. E que enxergar o mundo “tal como ele é” não é só mérito, mas principalmente uma obrigação moral.
“Não sei quando minhas comédias morrerão e não me interessa. O que importa é que tenham nascido vivas; porque o teatro morre quando se limita a contar acontecimentos. Somente as consequências desses acontecimentos podem ser narradas em um teatro vivo”, Eduardo De Filippo
“Estes Fantasmas!”, além de ser a peça preferida de Eduardo De Filippo, se tornou um dos maiores sucessos de sua carreira e ganhou inúmeras encenações pelo mundo desde sua estreia em 1946. O autor conclui que a ficção está presente na própria vida, mas é entendida como um obstáculo que precisa ser superado.
Na montagem, dirigida e adaptada por Sergio Módena, o protagonista (Pasquale) será interpretado por Thelmo Fernandes. O elenco conta também com Stella Freitas, Ana Velloso, Gustavo Wabner, Alexandre Lino, Celso André e Rodrigo Salvadoreti. O espetáculo contará ainda com Marcelo Alonso Neves na direção musical, Tomás Ribas na luz, Doris Rollemberg na cenografia e Mauro Leite nos figurinos.
Sinopse
Pasquale muda-se com sua esposa para um antigo casarão que há anos é tido como mal assombrado (repleto de histórias da tradição medieval napolitana). Mas o que se sucede é uma série de acontecimentos que nada têm a ver com seres do outro mundo. No entanto, ele prefere acreditar que tudo o que ali acontece é obra do além, salva a si mesmo de sua iminente tragédia, porque se permite acreditar que o amante de sua mulher é um fantasma que assombra sua nova casa e que lhe dá dinheiro de modo benevolente. O auge da ironia ocorre quando Pasquale convida o fantasma para permanecer em sua casa e também quando ele aceita seu dinheiro, pois é a única forma de Pasquale adquirir pequenas coisas para sua mulher, Maria, que tanto ama.