Taxista, auxiliar de serviços, técnico em informática… A nada mole vida de Thelmo Fernandes antes de se firmar como ator(Maria Fortuna – O Globo – 15/05/2023)

Thelmo Fernandes: Ator comoveu o público em série sobre a tragédia da Boate Kiss
Thelmo Fernandes: Ator comoveu o público em série sobre a tragédia da Boate Kiss Divulgação

Recentemente, Thelmo Fernandes protagonizou uma das cenas que mais comoveu o público em “Todo dia a mesma noite”. Na série que narra o incêndio na boate Kiss, disponível na Netflix, ele encarna um pai que descobre que a filha morreu na tragédia ao reconhecer o tênis dela num ginásio lotado de corpos.

Foi um trabalho que exigiu do ator uma “demanda emocional absurda”. E rendeu a pergunta que mais tem ouvido atualmente: “Como conseguiu encenar um acontecimento real tão pesado assim?”. Nem a preparação com a atriz e diretora Helena Varvaki deu conta de aplacar a descarga de energia sobre ele, que chegava em casa com a sensação de ter corrido uma maratona.

Com mais de três décadas de carreira, o ator de 56 anos segue afetando e se deixando afetar pelos personagens e contextos dos projetos com os quais se envolve. Agora, por exemplo, tem se sentido especialmente emocionado ao contribuir para jogar luz sobre a existência de Herbert de Souza em “Betinho – No fio da navalha”, série do Globoplay sobre o homem que foi símbolo do combate a fome no Brasil.

Especialmente porque Thelmo, que vive o jurista e ex-governador Nilo Batista, tem uma ligação particular com essa história. Assim como o sociólogo, que era hemofílico e teria contraído HIV após uma transfusão de sangue, o pai do ator precisa recorrer ao procedimento periodicamente por causa de uma displasia.

– Hoje, me sinto completamente seguro quando levo meu pai ao hospital. E devo isso ao Betinho. Fora o que ele fez pelo país com a campanha contra a fome. Quando penso que o Brasil produziu um cara como ele e analiso o que a gente viveu nos últimos quatro anos, com um governo que negou o problema da fome e o direito à saúde… – observa Thelmo.

Nos palcos, ele vem encenando espetáculos que mergulham na complexidade da existência humana. Os mais recentes foram “Diário do farol — Uma peça sobre a maldade”, baseado no livro de João Ubaldo Ribeiro, e “Dignidade”, pela qual está indicado aos prêmios Cesgranrio e APTR de melhor ator.

Texto do espanhol Ignasi Vidal, “Dignidade”, fala, principalmente, sobre ética. Em cena, Thelmo é um candidato a presidente, que debate com seu assessor e amigo (vivido por Claudio Gabriel) as entranhas da política.

– Pensando na questão da polarização, o curioso é que o pessoal mais à direita acha que estamos falando da esquerda, e os à esquerda, que falamos da direita. Um dia, fizemos um debate com a Malu Gaspar, que observou que era mesmo impossível tomar partido – diverte-se ele, que ficou próximo da jornalista depois que rodou “Eike – Tudo ou Nada”, filme inspirado em livro dela.

Outro trabalho inteiramente impactado pela realidade foi “Fim”, série baseada no livro homônimo de Fernanda Torres e dirigida por Andrucha Waddington, em que Thelmo é um dos protagonistas (Álvaro). Se a história, que gira em torno de um grupo de amigos, trata de finitude, a pandemia de Covid-19 fez os atores encararem aquele enredo de outra forma.

A equipe começou a rodar o projeto antes da crise sanitária, época em que passou por uma preparação que tratou de azeitar a interação dos atores para tornar mais crível a amizade retratada na ficção. Com o isolamento, as filmagens foram interrompidas. Quando pisaram novamente no set, os atores sorviam cada momento com a urgência de quem tinha sido privado dos encontros.

– Nossas relações se aprofundaram e a gente valorizou a amizade mais do que nunca.

Filho de um vendedor e taxista aposentado com uma professora de latim, Thelmo nasceu em Olaria e cresceu na Ilha do Governador. Era um tempo em que, mesmo frequentando teatro levado pelos pais, a carreira de ator nem chegava a passar por sua cabeça. Antes de se estabelecer na profissão, aliás, levou uma vida dupla, às vezes tripla.

Formou-se em informática, trabalhou como prestador de serviços em empresas e se virou como motorista auxiliar no táxi do pai. Atrás do volante, levou cantada, foi parar dentro de boca de fumo e até ameaçado de morte por um motorista nervosinho no trânsito. Histórias que ele carrega como inspiração no ofício de ator.

As primeiras experiências no teatro aconteceram ainda no colégio, mas a formação veio pela Martins Pena. No final da escola de teatro, formou um grupo com o diretor Sidney Cruz, emendou um curso com a cineasta Tizuka Yamasaki, quando conquistou sua primeira oportunidade na TV, um episódio do extinto programa “Você decide”. Em seguida, entrou mudo e saiu calado no filme “Fica comigo”, de Tizuka, com Antonio Fagundes.

A entrada na companhia Os Fodidos e Privilegiados foi um ponto de virada. Sob o comando de Antonio Abujamra, Thelmo entendeu a importância do estofo literário para a exercer a profissão (“O Abu dizia: ‘vocês são ótimos, só falta ler, aposto que não leem nada”, lembra Thelmo). Também foi uma observação do diretor que o fez compreender sutilezas na interpretação de seu primeiro protagonista na num espetáculo do grupo – Jõao Grilo de “O auto da compadecida”.

– Eu não acertava o tom do personagem, até que o Abu disse: ‘Sabe o que está faltando? É que o Grilo nunca sabe o que vai fazer’. Uma observação tão simples e óbvia, mas que mudou tudo para mim. Outra frase que eu amava do Abu era: “A vida é sua. Estrague-a como quiser”.

Em “Feliz Natal”, longa de Selton Mello, Thelmo percebeu que precisava controlar a ansiedade que sempre lhe fez roer as unhas até o sabugo. Ao observar a tranquiliddae com que o protagonista Leonardo Medeiros encarava as cenas de seu personagem complexo (“ele só fumava um cigarrinho e entrava em no set, sem sofrer ou enlouquecer”), passou a lidar de forma mais leve com o ofício.

– Nada contra, mas essa coisa do ator-processo, tipo Kendall Roy (personagem interpretado pelo ator Jeremy Strong, na série “Sucession”), não é comigo. Acho que dá para trabalhar de outra forma ‑ acredita ele, que está em preparação para a terceira temporada de “Arcanjo renegado” e acaba de rodar o longa de terror “Abraço de mãe”, dirigido pelo argentino Cristian Ponce.

Foram muitos papéis (incluindo Boni, em longa cobre Chacrinha, e Vinicius de Moraes no espetáculo “Tom e Vinicius”, com Marcelo Serrado). Mas, até hoje, Thelmo é lembrado nas ruas pelo policial que viveu em “Tropa de elite”. Se o filme foi sucesso nos anos 2007, Thelmo reconhece aspectos que fizeram alguns tacharem o filme de fascista aos olhos de hoje.

– O Capitão Nascimento acabou aparecendo como um grande herói. Na época, foi uma comoção, porque aquilo tudo era visto como uma salvação, a coisa do bandido bom é bandido morto… – analisa. – Acho que, de certa forma, não foi bom. Levou para um lugar que afastou do diálogo. A sociedade poderia ter feito uma discussão mais aprofundada, mas o filme levou para um radicalismo que talvez tenha desembocado mais rapidamente nessa situação que a gente passou. Mas hoje a gente consegue olhar com um olhar de reflexão e tentar mudar. Confio muito nessa geração nova, a do meu filho que vai fazer 16 anos. Eles têm uma visão transformadora.

Thelmo foi pai aos 40 anos. E assume que, hoje, se vê diante de várias problemáticas da masculinidade.

– Aprendo com meu filho, porque, criado no padrão machista, a gente escorrega… Uma vez, repeti com ele uma brincadeira que meu pai fazia comigo quando passava uma menina bonita na rua: “Olha lá, filho, a gatinha miau”. E ele: “Pai, se você fizer isso vou para o outro lado da rua”. Ele está certo, é desrespeitoso. – diz. – Mas sinto uma mudança. Naqueles grupos de Whatsapp com amigos do futebol, de faculdade, tem coisa que não dá mais. Além da pornografia explícita, em termos de papo mesmo. Essa história do Cuca, do Corinthians… Em outros tempos, falariam: “Ah, para com esse papinho, já foi”. Já foi não, tem que discutir mesmo, é importantíssimo.

Thelmo Fernandes | 15 de maio de 2023

CARREIRACARREIRA

TIMELINE
2024

TEATRO

“A Falecida”
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: Tuninho
Temporada no RJ

2023

PRÊMIOS

VENCEDOR do Prêmio APTR de Teatro como MELHOR ATOR PROTAGONISTA com o espetáculo “Dignidade”
Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Dignidade”

STREAMING

“Arcanjo Renegado” –  Mini Série – Globoplay e Afroreaggae Audiovisual
Terceira Temporada
Direção geral de Lipe Bynder, Fábio Strazzer e Lucas Villamarim
Personagem: “Bispo Cristovão”

“Betinho: No fio da Navalha” –  Mini Série – Globoplay e Afroreaggae Audiovisual
Direção: Julio Andrade e Lipe Binder
Personagem: “Nilo Batista”

“Cosme e Damião, quase Santos” –  Mini Série – Globoplay e Porta dos Fundos
Primeira Temporada
Direção geral de Ian SBF
Direção Artística de Caíto Manier
Direção de Rodrigo Van der Put e Vini Videla
Personagem: “Pardal”

CINEMA

“Ainda Estou Aqui” – Longa
Direção: Walther Salles
Personagem: “Lino Machado”

“Abraço de Mãe” – Longa
Direção: Cristian Ponce
Personagem: “Coronel Carvalho”

“O Deserto de Luíza” – Longa
Direção: Alan Minas
Personagem: “Pedro”

TEATRO

“A Falecida”
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: Tuninho
Temporada em SP

“O Clube”
Texto: Carla Faour
Direção: Daniel Belmonte
Personagem: Arnaldo e AK47
Leitura Dramatizada no projeto DRAMATURGIA EM LEITURAS – Teatro Prudential

“Fundo Inferno”
Texto: Gilberto Gouma
Direção: Ernesto Piccollo
Personagem: Walt Whitmann
Leitura Dramatizada no projeto DRAMATURGIA EM LEITURAS – Teatro Prudential

“Venha ver o pôr do sol”
Conto: Lygia Fagundes Telles
Adaptação e Direção: Sílvia Monte
Personagem: Ricardo
Leitura Dramatizada no projeto CICLODRAMA – Ato Único
CCJF – RJ

2022

STREAMING

“Fim” –  Mini Série – Globoplay
Direção: Andrucha Waddington e Daniela Thomaz
Personagem Protagonista: “Álvaro”

“Todo Dia a Mesma Noite” –  Mini Série – Netflix
Direção: Julia Resende e Carol Minem
Personagem Protagonista: “Pedro”

“Cilada” –  Série – Globoplay
Direção: Felipe Joffily
Personagem: “Gerson”

“Anderson Spider Silva” –  Mini Série – Paramount
Direção: Caíto Ortiz
Personagem: “Duarte”

TEATRO

“Dignidade”
Direção: Daniel Dias da Silva
Personagem Protagonista: “Francisco”
Temporada no Rio

“A Vida não é um Musical, o Musical”
Direção: João Fonseca e Leandro Muniz
Personagem Protagonista: “Governador Sergio Camargo”
Temporada no Rio

CINEMA

“Dona Vitória” – Longa
Direção: Andrucha Waddington
Personagem: “Seu Osvaldo”

2021

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio Notícias de TV Melhor Ator em Participação com o personagem “Gílson” em  “Coisa mais Linda – 2a Temporada” 

TV

“Um Lugar ao Sol” –  Novela – TV Globo
Direção: Vicente Barcellos
Personagem: “Jerônimo” (Participação Especial)

“Sob Pressão” –  Mini Série – TV Globo
Quarta e Quinta Temporadas
Direção geral de Andrucha Waddington e Mini Kert
Personagem: “Capitão Botelho”

CINEMA

“Eike – Tudo ou Nada” – Longa
Direção: Dida Andrade e Andradina Azevedo.
Personagem: “Benigno”

“União Instável” – Longa Netflix
Direção: Silvio Guindane.
Personagem: “Mathias”

STREAMING

“Arcanjo Renegado” –  Mini Série – Globoplay
Segunda Temporada
Direção geral de Heithor Dhalia e André Godoy
Personagem: “Bispo Cristovão”

TEATRO

“Diário do Farol, uma peça sobre a maldade”
Monólogo adaptado da obra de João Ubaldo Ribeiro
Adaptação: Fernando Philbert e Thelmo Fernandes
Direção: Fernando Philbert
Temporada: Projeto POCKET CULTURAL com transmissão online no Teatro FirjanSesiCentro – Rio de Janeiro, respeitando as políticas de distanciamento e protocolos de segurança

“Édipo Unplugged”
Direção: João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem Protagonista: Édipo
Temporada: Teatro Dulcina no RJ gravado para transmissão online no Youtube, respeitando as políticas de distanciamento e protocolos de segurança

TEATRO ONLINE

“Hell Center”
Criação: Rodrigo M. Boecker, Luanna Barbosa e Maurício Gibowski
Direção: Rodrigo M. Boecker, Luanna Barbosa e Janaina Medeiros
Personagem: Renatão
Espetáculo com transmissão online desenvolvido durante a pandemia realizado das residências dos atores respeitando as políticas de distanciamento.

“Um Outro Hamlet”
Texto: Giovanni Testori
Direção: João Fonseca e Johaynne Ilelfonso
Personagem Protagonista: Hamlet
Leitura Dramatizada com transmissão online desenvolvido durante a pandemia realizado das residências dos atores respeitando as políticas de distanciamento.
Desenvolvido para o evento “Antônio Abujamra, a voz do Provocador” promovido pelo Itaú Cultural

ÁUDIO SÉRIE

“Menina dos Olhos”
Roteiro e Direção: Bosco Brasil
Episódio: Aconselhando um bom conselho

2020

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APTR de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Diário do Farol, uma peça sobre a maldade” 

Indicado ao Prêmio Botequim Cultural de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Diário do Farol, uma peça sobre a maldade” 

TEATRO

“Diário do Farol, uma peça sobre a maldade”
Monólogo adaptado da obra de João Ubaldo Ribeiro
Adaptação: Fernando Philbert e Thelmo Fernandes
Direção: Fernando Philbert
Temporada: Projeto TEATRO JÁ com transmissão online no Teatro Petragold – Rio de Janeiro, respeitando as políticas de distanciamento e protocolos de segurança

TEATRO ONLINE

“Diário do Farol, uma peça sobre a maldade”
Monólogo adaptado da obra de João Ubaldo Ribeiro
Adaptação: Fernando Philbert e Thelmo Fernandes
Direção: Fernando Philbert
Temporada: Participação no 6o Festival Midrash de Teatro para espetáculos online, desenvolvido durante a pandemia respeitando as políticas de distanciamento

“Protocolo Botão Vermelho, uma farsa genocida”
Texto e Direção: Lindemberg Monteiro
Participação no 6o Festival Midrash de Teatro para espetáculos online
Espetáculo com transmissão online desenvolvido durante a pandemia realizado das residências dos atores respeitando as políticas de distanciamento.

TV

“Amor e Sorte” –  Série – TV Globo
Episódio: “Gilda, Lúcia e o Bode”
Direção: Andrucha Waddington
Personagem: “Claudio”
Série desenvolvida durante a pandemia respeitando as políticas de distanciamento

2019

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Diário do Farol, uma peça sobre a maldade” 

TEATRO

“Diário do Farol, uma peça sobre a maldade”
Monólogo adaptado da obra de João Ubaldo Ribeiro
Adaptação: Fernando Philbert e Thelmo Fernandes
Direção: Fernando Philbert
Temporadas: Rio de Janeiro

“A China é Azul”
Texto: José Wilker
Direção: Emílio de Mello
Leitura Dramatizada em comemoração aos 70 anos de nascimento de José Wilker
Teatro Ipanema – RJ

“Ele Ainda está Aqui”
Texto e Direção: Silvio Guindane
Personagem: “Miguel”
Temporada: São Paulo.
Turnê Internacional: Angola-África
Turnê Nacional: Niterói, Vitória, Fortaleza, Aracaju, Natal, São José dos Campos, Santos, Maceió, Nova Lima e BH

“Abujamra Presente”
Direção: João Fonseca
Temporadas: São Paulo e Rio de Janeiro
FTC – Festival de Teatro de Curitiba

TV

“Amor de Mãe” –  Novela – TV Globo
Direção: Noah Bressane
Personagem: “Bruno” (Participação)

“Filhos da Pátria” –  Mini Série – TV Globo
Segunda Temporada
Direção: Henrique Sauer
Personagem: “Vasco” (Participação)

STREAMING

“Reality Z” –  Mini Série – Netflix
Segunda Temporada
Direção geral de Claudio Torres e Rodrigo Monte
Personagem: “Peixe”

“Coisa mais Linda” –  Mini Série – Netflix
Segunda Temporada
Direção de Caíto Ortiz
Personagem: “Gilson”

2018

PRÊMIOS

Vencedor do Prêmio FITA de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

CINEMA

“Nas Ondas da Fé” – Longa
Direção: Felipe Joffily.
Personagem: “Apóstolo Adriano”

“Macabro” – Longa
Direção: Marcos Prado.
Personagem: “Delegado Rui”

TV

“Sob Pressão” –  Mini Série – TV Globo
Segunda  e Terceira Temporadas
Direção geral de Andrucha Waddington e Mini Kert
Personagem: “Capitão Botelho”

“Elis, viver é melhor que sonhar” –  Mini Série – TV Globo
Direção geral de Hugo Prata
Personagem: “Vinicius de Moraes”


STREAMING

“O Mecanismo” –  Mini Série – Netflix
Segunda Temporada
Direção geral de José Padilha, Marcos Prado e Daniel Resende
Personagem: “Maximiliano Carrascosa”

“Me Chama de Bruna” –  Mini Série – FOX Premium
Terceira Temporada
Direção geral de Calvito Leal e Duda Vaissmann
Personagem: “Wander”

 

TEATRO

“Ele Ainda está Aqui”
Texto e Direção: Silvio Guindane
Personagem Protagonista: “Miguel”
Turnê: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Salvador, Brasília, São José do Rio Preto, Goiânia, Recife,
Porto Alegre, Uberaba, Curitiba e Manaus.

“O Beijo no Asfalto,  o Musical”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Amado Ribeiro”
Turnê:  Maceió e Recife

“A Vida não é um Musical, o Musical”
Direção: João Fonseca e Leandro Muniz
Personagem Protagonista: “Governador Sergio Camargo”
Temporadas no Rio e FITA 2018

2017

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio NOTÍCIAS DE TV como Melhor Ator Coadjuvante com a novela “Rock Story” no papel de “Nelson”

CINEMA

“A Divisão” – Longa
Direção: Vicente Amorim.
Personagem: “Ramos”

“Chacrinha, o Velho Guerreiro” – Longa
Direção: Andrucha Waddington.
Personagem: “Boni”

“Lucicreide vai à Marte” – Longa
Direção: Rodrigo César.
Personagem: “Apresentador”

“Os Salafrários” – Longa
Direção: Pedro Antônio.Personagem: “Delegado”

“A Ida” – Curta
Direção: Vítor Leite.
Personagem: “Álvaro”

TV

“Cidade Poibida” –  Mini Série – TV Globo
Direção geral de Maurício Farias.
Personagem: “Fagundes”

“Sob Pressão” –  Mini Série – TV Globo
Primeira Temporada
Direção geral de Andrucha Waddington e Mini Kert
Personagem: “Capitão Botelho”

“Rock Story” – Novela – TV Globo
Direção Geral de Dennis Carvalho e Maria de Médicis.
Personagem: “Nelson”

STREAMING

“A Divisão” – Série Globoplay – Primeira e Segunda Temporadas
Direção: Vicente Amorim.
Personagem: “Ramos”

TEATRO

“Estes Fantasmas”
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: “Pasquale Lojácono”
Temporada no Rio

“Édipo Unplugged”
Direção: João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem Protagonista: “Édipo”
Temporadas no Rio

2016

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio REDENTOR de Cinema como Melhor Ator Coadjuvante com o longa “Sob Pressão” no papel de “Capitão Botelho” – Festival do Rio
Indicado ao Prêmio FITA de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

TEATRO

“O Beijo no Asfalto, o Musical”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Amado Ribeiro”
FESTIVAL DE CURITIBA, FITA

“Chabadabadá”

Texto: Xico Sá
Direção: Thelmo Fernandes
Atuação: Marcos França e André Siqueira
Segunda Temporada no Rio

TV 

“Rock Story” – Novela – TV Globo
Direção geral de Dênis Carvalho.
Personagem: “Nelson”

“Tocs de Dalila” – Série – Multishow
Direção geral de Daniela Braga.
Personagem: “Pedro Henrique”

“Mr. Brau” – TV Globo
Direção geral de Maurício Farias.
Participação: “Prefeito Walther”

CINEMA

“Divórcio” – Longa
Direção: Pedro Amorim.
Personagem: “Milton”

“Mormaço” – Longa
Direção: Marina Meliande.
Personagem: “Eduardo”

“O Vendedor de Sonhos” – Longa
Direção: Jayme Monjardim.

2015

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APTR de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “S´imbora o Musical, a história de Wilson Simonal” no papel de “Carlos Imperial”

Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como Melhor Ator de Musical com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

Indicado ao Prêmio Botequim Cultural de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

Indicado ao Prêmio BIBI FERREIRA de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “S´imbora o Musical, a história de Wilson Simonal” no papel de “Carlos Imperial”

TEATRO

“O Beijo no Asfalto, o Musical”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Amado Ribeiro”
Temporadas no Rio

“S´imbora o Musical, a história de Wilson Simonal”
Direção: Pedro Brício
Personagem Protagonista: “Carlos Imperial”
Temporadas no Rio e São Paulo

“Chabadabadá”
Texto: Xico Sá
Direção: Thelmo Fernandes
Atuação: Marcos França e André Siqueira
Temporadas no Rio e Niterói

Leituras Dramatizadas:
“Novas Diretrizes em Tempos de Paz”, Texto e direção de Bosco Brasil; Elenco: Tony Ramos e Thelmo Fernandes; Local: Casa da Gávea

TV 

“Tapas e Beijos” –  Mini Série – TV Globo
Direção geral de Maurício Farias.
Personagem: “Delegado Queiroz”

“Vitória” – Novela – Rede Record
Direção Geral de Edgard Miranda.
Personagem: “William”

CINEMA

“Sob Pressão” – Longa
Direção: Andrucha Waddington.
Personagem: “Capitão Botelho”

“O Roubo da Taça” – Longa
Direção: Caíto Ortiz.
Personagem: “LG – Luis Gustavo”

2014

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APCA-SP de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”

TEATRO

“A Arte da Comédia”
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: “Prefeito De Caro”

Temporadas em São Paulo e Curitiba
Participação no Festival de Teatro de Curitiba

“O Estranho Caso do Cachorro Morto”
Direção: Moacyr Goes
Personagem: “Pai(Ed)”
Temporada no Rio

“Pluft, o fantasminha”
Direção: Cacá Mourthé
Personagem: “Perna de Pau”
Turnê Nacional: Salvador, BH e Porto Alegre

TV 

“Vitória” – Novela – Rede Record
Direção Geral de Edgard Miranda.
Personagem: “William”

“Milagres de Jesus” –  Mini Série – Rede Record
Direção geral de João Camargo.
Episódio: “O Inválido do Poço de Betesda”
Personagem: “Fariseu”

2013

PRÊMIOS

Vencedor do 3o Prêmio FITA de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”
Indicado ao Prêmio Shell de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”
Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”

TEATRO

“A Arte da Comédia”
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: “Prefeito De Caro”
Temporadas no Rio e em Campos
Participação no FITA 2013

“Pluft, o fantasminha”
Direção: Cacá Mourthé
Personagem: “Perna de Pau”
Temporada no Rio

TV 

“O Amor e a Morte” – Especial de fim de ano – Rede Record
Direção de Marco Altberg.
Personagens: “Ronaldo” e “Ernesto”

“José do Egito” –  Mini Série – Rede Record
Direção geral de Alexandre Avancini.
Personagem: “Jetur”

“Placebo” –  Programa Piloto
Direção de Hamsa Wood.
Personagem: “Glaydisson”

CINEMA

“A esperança é a última que morre”
Direção: Calvito Leal
Personagem: “Major Leandro Macedo”

“Ninguém ama ninguém… Por mais de dois anos”
Direção: Clovis Mello
Personagem: “Portela”

“502″
Direção: Miguel de Oliveira
Personagem Protagonista: “Pedro”
Selecionado para o SHORT FILM CORNER/Festival de Cannes 2013

2012

TEATRO

“Não sobre Rouxinóis”
Direção: João Fonseca e Vinícius Arneiro
Personagem Protagonista: “Chefe Whalen”
Temporada no Rio

“O Casamento”
Direção: João Fonseca e Antônio Abujamra
Personagem: “Dr. Camarinha”
Festival de Teatro de Curitiba

“Escravas do Amor”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Dr. Meira”
Festival de Teatro de Curitiba

“A Aurora da Minha Vida, um musical brasileiro”
Texto e Direção: Naum Alves de Sousa
Personagens: “Bobo”, “Diretor”e “Padre”
Temporada no Rio

“Édipo Unplugged”
Direção: João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem Protagonista: “Édipo”
Apresentação única
Leituras Dramatizadas:
“Central Park West”, Texto de Woody Allen; Direção: Marcus Alvisi; Local: Midrash
“A Falecida”, Texto de Nelson Rodrigues; Direção: Sura Berdtchevsky; Local: Casa da Gávea
“O Beijo no Asfalto”; Texto de Nelson Rodrigues; Direção: Henrique Tavares; Local: Casa da Gávea

TV 

“José do Egito” –  Mini Série – Rede Record
Direção de Alexandre avancini.
Personagem: “Jetur”

“Rei Davi” –  Mini Série – Rede Record
Direção de Edson Spinello.
Personagem: “Natã”

CINEMA

“O Duelo”
Direção: Marcos Jorge
Personagem: “Américo Antunes”

“Ao Meio – versão 3D”
Direção: Vítor Leite
Personagem Protagonista: “Ivan, o mágico”

2011

TEATRO

“Comédia Russa”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Vladimir”
Teatro Nelson Rodrigues

“A Aurora da Minha Vida, um musical brasileiro”
Texto e Direção: Naum Alves de Sousa
Personagens: “Bobo”, “Diretor”e “Padre”
Temporada no Rio

TV 

“Ribeirão do Tempo” –  Novela – Rede Record
Direção de Edgard Miranda.
Personagem: “Nasinho”

CINEMA

“Giovanni Improtta”
Direção: José Wilker
Personagem: “Pastor Franklin”

2010

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APTR 2009 como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “Tom e Vinícius, o musical” no papel de “Vinícius de Moraes”.

TEATRO

“Comédia Russa”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Vladimir”
Temporadas no Rio

“Macbeth”
Direção: Aderbal Freire Filho
Personagem: “Banquo”
Temporadas no Rio e em SP

“Gota D’água”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Creonte”
Teatro João Caetano-RJ

TV 

“Ribeirão do Tempo” –  Novela – Rede Record
Direção de Edgard Miranda.
Personagem: “Nasinho”

CINEMA

“Cilada.com”
Direção: José Alvarenga
Personagem “Gerson”

“Disparos”
Direção: Juliana Reis
Personagem “Inspetor Gomes”

2009

PRÊMIOS

Indicado ao 3o Prêmio Contigo de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Tom e Vinícius, o musical” no papel de “Vinícius de Moraes”.

TEATRO

“Tom e Vinícius, o musical”
Direção: Daniel Herz
Personagem protagonista: “Vinicius de Moraes”
Temporada de 8 meses no Rio de Janeiro e turnê pelo país

“Dois prá lá Dois prá cá”
Direção: Cesar Amorim
Estréia nacional em Natal-RN
Participação no FITA(Festival de Teatro de Angra dos Reis)

TV 

Programa “Cilada”, de Bruno Mazzeo – 6a. temporada
Direção de Felipe Joffily
Personagem “Gerson”

“Ribeirão do Tempo” –  Novela – Rede Record
Direção de Edgard Miranda.
Personagem: “Nasinho”

CINEMA

“Malú de Bicicleta”
Direção: Flávio Tambellini
Personagem “Oliveira”

“Chico Xavier”
Direção: Daniel Filho
Personagem “Menezes de Assis”

“Beat the World”
Direção: Rob Adetuyi
Personagem “Jorge”

“Muita Calma nessa Hora”
Direção: Felipe Joffily
Personagem “Pescador”

2008

PRÊMIOS

Vencedor do Prêmio APTR 2007 de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.
Vencedor do Prêmio Qualidade Brasil como Melhor Ator em Espetáculo Musical de Teatro no Rio de Janeiro com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.
Indicado ao Prêmio Qualidade Brasil como Melhor Ator em Espetáculo Musical de Teatro em São Paulo com o espetáculo “Tom e Vinicius” no papel de “Vinicius de Moraes”.
Indicado ao Prêmio Contigo de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.

TEATRO

“Tom e Vinícius, o musical”
Direção: Daniel Herz
Personagem protagonista: “Vinicius de Moraes”

TV 

Minissérie “Capitu” – Rede Globo
Direção de Luiz Fernando Carvalho,
Personagem “Gurgel”

Novela “Duas Caras” –  Rede Globo
Direção de Wolf Maya.

Programa “Faça sua História” – episódio “A Deusa Extraterrestre” –  Rede Globo
Direção de Mauro Farias,
Personagem “Normando”.

Programa “Casos e Acasos” – episódio “A volta, a cena, as férias” – Rede Globo
Direção de Carlo Milani
Personagem “Nereu”

CINEMA

“A Mulher Invisível” 
Direção de Claudio Torres
Personagem “Alberto”

2007

PRÊMIOS 

Indicado ao Prêmio Shell de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.

TEATRO 

“Gota D’água” (musical baseado na obra de Chico Buarque)
Direção de João Fonseca
Personagem “Creonte”

“O que diz Molero”, romance de Diniz Machado
Adaptado e dirigido por Aderbal Freire Filho.
Um mês de temporada no Teatro Nacional Maria II em Lisboa, Portugal.

TV

Programa “Cilada”, de Bruno Mazzeo – 3a. temporada
Direção de Walmor Pamplona
Personagem “Gerson”

“Paraíso Tropical” – Rede Globo
Personagem: “Toninho”.

“Sítio do Picapau Amarelo” – Rede Globo
Personagem: “Barba Azul”.

Programa “Sob Nova Direção” – Rede Globo
Episódio: “Dedo duro de matar”.

CINEMA 

Atua no longa “Feliz Natal” 
Pimeira direção de Selton Mello
Personagem: “Neto”

2006

Completa 15 anos de carreira e 10 anos como integrante da Cia. Fodidos Privilegiados.

TEATRO

Musical “A Ópera do Malandro” –  de Chico Buarque – Segunda turnê em Portugal
Direção de Charles Moeller e Claudio Botelho
Personagem “Tigrão”.
“Palco Giratório” do SESC – espetáculos “Édipo Unplugged”, “A Fonte dos Santos” e “Tudo no Timing”
Cia. Fodidos Privilegiados nos estados da Bahia, Brasília e Mato Grosso do Sul.
Musical “A Ópera do Malandro em Concerto”
Direção de Charles Moeller e Claudio Botelho
Personagem “Geni”

Festival Riocenacontemporânea com a leitura dramatizada “O Processo”, de Franz Kafka
Direção de José Henrique Personagem,
“Advogado Huld”.

TV 

Programa “Cilada”, de Bruno Mazzeo – 2a. temporada
Direção de Walmor Pamplona
Personagem “Gerson”

“Pé na Jaca” – Rede Globo
Personagem: Betão.

“Floribella” – Bandeirantes
Personagem “Vespa”.

Programa “A Diarista”, nos episódios “Aquele do anel” “Saia injusta” – Rede Globo.

Cinema Longa “Tropa de Elite”
Direção de José Padilha,
Personagem “Sargento Alves”.

2005

TEATRO 

Musical “A Ópera do Malandro”, de Chico Buarque – Primeira turnê em Portugal
Direção de Charles Moeller e Claudio Botelho,
Personagem “Tigrão”.
Nas cidades de Lisboa, Porto e Figueira da Foz. Nesta turnê o espetáculo foi assistido por mais de 100.000 pessoas.

“Tour Enrique Diaz” na França com o espetáculo “Melodrama” 
Direção de Enrique Diaz,
Personagem “Ébrio”.
Nas cidades de Paris, Tarbes e Biarritz, junto à Cia. Dos Atores.

TV 

Programa “Carga Pesada”, episódio “Penúltimo desejo” –  Rede Globo.

2004

TEATRO 

Turne pela França com espetáculo “Santo Elvis”
Nas cidades de Annecy, Grenoble e Limoges.

Espetáculo “Édipo Unplugged” – Festival Riocenacontemporânea
Direção de João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem “Édipo”.

TV 

Novela “Senhora do Destino” – Rede Globo
Personagem “Seu João”.

Minissérie “Aprendendo a Empreender Pousadas” – Canal Futura
Direção de Marco Altberg
Personagem “Cidão”.

2003

TEATRO 

Estréia no musical “A Ópera do Malandro” de Chico Buarque
Direção de Charles Moeller e Cláudio Botelho
Personagem de “Geni”.

Espetáculo “Pluft, um Fantasminha”
Direção de Cacá Mourthé
Personagem ” Perna de Pau”.

TV 

Novela “Kubanacam” da Rede Globo
Personagem “Louco Deus”.

Programa “A Grande Família”, Episódio “Mãe do Ano” –  Rede Globo.

CINEMA 

Longa “Olga”
Direção de Jayme Monjardim
Personagem “Bangu”.

Curta “Capital Circulante” 
Direção de Ricardo Mehdeff
Personagem “Atravessador”.

2002

TEATRO 

Espetaculo “Santo Elvis” – Festival Riocenacontemporânea
Direção de Thierry Themoroux e Jacques Vincey
Personagem “Coronel Parker”.

TV 

Novela “Senhora do destino” da Rede Globo
Personagem “Feirante”.

Novela “Esperança” – Rede Globo
Personagem “Operário grevista”.

Programa “A Grande Família” da Rede Globo
Episódio “É pai, é pedra, é o fim do caminho”

CINEMA 

Curta “Carro Forte” 
Direção de Mário Diamante,
Personagem “Gigi”.

Curta “ Fui… ”
Direção de Guilherme Fiúza,
Personagem “Policial”.

2001

TEATRO 

Espetáculo “O Beijo no Asfalto” – de Nelson Rodrigues
Direção de Marcus Alvisi
Personagem “Cunha”.

Espetáculo “A Resistível Ascenção de Arturo Ui”, de Brecht
Direção de Moacir Chaves
Personagem “Ernesto Roma”.

TV 

Novela “Malhação” da Rede Globo
Personagem “Oficial de Justiça”.

Novela “Um anjo caiu do céu” da Rede Globo
Personagem “Dono da Birosca”.

Programa “A Grande Família” da Rede Globo
Episódio “É pai, é pedra, é o fim do caminho”.

CINEMA 

Longa “Bendito Fruto”
Direção de Sergio Goldemberg
Personagem “Enfermeiro”.

Longa “O Vestido”,
Direção de Paulo Thiago
Personagem “Apresentador”.

2000

TEATRO 

Estréia “Jonas e a Baleia” de Maria Clara Machado
Direção de Cacá Mourthé
Personagem “Jonas”.

Espetáculo “Bugiaria”
Direção de Moacir Chaver.

Espetáculo “O Casamento” – Festival Ibero- Americano de Teatro em Bogotá, Colômbia.

TV 

Novela “Terra Nostra” da Rede Globo
Personagem “Desempregado”.

Minissérie “Aquarela do brasil” da Rede Globo
Direção de Jayme Monjardim,
Personagem “Cantor de Rádio”.

CINEMA 

Longa “Lost Zweig” 
Direção de Sylvio Back,
Personagem “Orson Welles”.

1999

TEATRO 

Espetáculo “O Casamento” – FITEI (Festival de Teatro de Expressão Ibérica) no Porto, Portugal.

Espetáculo “Tudo no Timing” com os Fodidos Privilegiados
Direção de João Fonseca e Terry O’Reilly.

TV 

Novela “Vila Madalena” da Rede Globo
Personagem “Policial”.

Novela “Andando nas nuvens” da Rede Globo
Personagem “Enfermeiro”.

1998

TEATRO 

Espetáculo “A Resistível Ascenção de Arturo Ui” de Brecht
Direção de Antonio Abujamra e João Fonseca,
Personagem “Velho Ator”.

Espetáculo “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna
Direção de Antonio Abujamra e João Fonseca,
Personagem “João Grilo”.

Participa da leitura dramatizada de “A Ópera dos Três Vinténs”de Brecht
Direção de José Renato,
Direção Musical de Chico Mello,
Personagem “Mac Navalha”.

1997

TEATRO 

Espetáculo “O Casamento” de Nelson Rodrigues – No festival de Teatro de Curitiba
Direção de Antonio Abujamra e João Fonseca,
Personagem ” Dr. Camarinha”.

Espetáculo “O Casamento” – FIT (Festival Internacional de Teatro de BH)

Espetáculo “O Casamento” – FILO (Festival Internacional de Londrina)

Espetáculo “O Casamento” – Festival de Inverno de Ouro Preto 1996

Estréia na Cia. Fodidos Privilegiados com o espetáculo “O que é bom em segredo é melhor em Público” 
Direção de Antonio Abujamra

1995

TEATRO 

Musical “Concerto para Virgulino sem Orquestra” 
Texto e Direção de Vital Santos.

TV 

Programa “Você Decide” da Rede Globo
Direção de Tizuka Yamazaki,
Personagem “Sandro Cinema”.

CINEMA 

Longa “Fica Comigo” 
Direção de Tizuka Yamazaki.

1994 - 1991

TEATRO 

Companhia “Fanfarra Carioca” – Espetáculos Somos todos 22, Foro morto e Anita Garibaldi
Direção de Sidney Cruz,
Personagem(última peça) “Garibaldi”.

1987

PRÊMIOS

Prêmio de melhor ator coadjuvante no II Festival Nacional de Teatro Infantil em São Mateus, ES.
Prêmio de ator revelação no I Festival de Teatro Infantil do Liceu de Artes e Ofícios, RJ.

Teatro Amador
Espetáculo Ah, se eu fosse Rei
Direção de de Elbe de Holanda, junto ao GATIG (Grupo de Artes e Teatro da Ilha do Governador),
Personagem “Bobo da Corte”.

01/8/00 - 18/6/102000 - 2010
Winter purslane courgette pumpkin quandong komatsuna fennel green bean cucumber watercress. Pea sprouts wattle seed rutabaga okra yarrow cress avocado grape.
01/8/00 - 18/6/102000 - 2010
Winter purslane courgette pumpkin quandong komatsuna fennel green bean cucumber watercress. Pea sprouts wattle seed rutabaga okra yarrow cress avocado grape.

Thelmo FernandesThelmo Fernandes

Ator

Thelmo Fernandes possui 32 anos de carreira. Desde 1996 integra a Cia. Fodidos Privilegiados fundada por Antônio Abujamra onde atuou em vários espetáculos de sucesso da mesma. Thelmo acumula, entre Indicações e Prêmios, 30 menções. Seus últimos trabalhos de destaque foram as séries “Fim” do Globoplay como “Álvaro”, “Todo dia a mesma Noite” da Netflix como ‘Pedro Leal’ e “Arcanjo Renegado” como “Bispo Cristovão”. Atuou no longa “Ainda Estou Aqui” de Walther Salles e nos espetáculos “Dignidade”, onde foi vencedor do Prêmio APTR como Melhor Ator Protagonista, “A Falecida“ como “Tuninho” e o monólogo Diário do Farol, uma peça sobre a maldade” onde obteve 3 indicações a Melhor Ator.

Com o prestígio alcançado ao longo deste tempo se estabeleceu como um nome de peso do cenário artístico nacional.

MINHA HISTÓRIA

<strong>Thelmo está no ar na NETFLIX com TODO DIA A MESMA COISA, como "Pedro Leal".</strong>

NETFLIX 3
Prêmios & Indicações
0
TV, Seriados e Comerciais
0
Cinema Longas e Curtas
0
Peças Teatrais e Musicais
0

TrabalhosTrabalhos

Realizados e em Andamentos
FIM(Globoplay) – 2022
STREAMING, TV
TODO DIA A MESMA NOITE(Netflix) – 2022
STREAMING
A FALECIDA – 2024/2023
TEATRO
DONA VITÓRIA – 2022
CINEMA
AINDA ESTOU AQUI – 2023
CINEMA
O DESERTO DE LUÍZA – 2023
CINEMA
ABRAÇO DE MÃE – 2023
CINEMA
ARCANJO RENEGADO(Globoplay) – 2023/2021
STREAMING
BETINHO: No fio da Navalha – 2023(Globoplay)
STREAMING
COSME E DAMIÃO QUASE SANTOS(Globoplay) – 2023
STREAMING
DIGNIDADE – 2022
TEATRO
DIÁRIO DO FAROL, UMA PEÇA SOBRE A MALDADE – 2021/2020/2019
TEATRO
CILADA(Globoplay) – 2022
STREAMING
ANDERSON SPIDER SILVA(Paramount) – 2022
STREAMING
UM LUGAR AO SOL – 2021
TV
A DIVISÃO(Globoplay) – 2017
STREAMING
EIKE – TUDO OU NADA(Netflix) – 2021
CINEMA
ÉDIPO UNPLUGGED – 2021/2017/2012/2008/2006/2005/2004
TEATRO
GOTA D’ÁGUA – 2009/2008/2007
TEATRO
SOB PRESSÃO(Globoplay) – 2021/2018/2017
STREAMING, TV
GILDA, LUCIA E O BODE – 2020
TV
NAS ONDAS DA FÉ – 2018(Paramount)
CINEMA, STREAMING
A DIVISÃO(Longa) – 2017
CINEMA
CHACRINHA, O VELHO GUERREIRO – 2017
CINEMA, TV
REALITY Z(Netflix) – 2019
STREAMING
OS SALAFRÁRIOS(Netflix) – 2017
CINEMA, STREAMING
FILHOS DA PÁTRIA(Globoplay) – 2019
STREAMING, TV
ME CHAMA DE BRUNA(Satrplus) – 2018
STREAMING
ROCK STORY – 2016/2017
TV
CIDADE PROIBIDA – 2017
TV
O BEIJO NO ASFALTO, O MUSICAL – 2018/2016/2015
TEATRO
TAPAS E BEIJOS – 2015
TV
VITÓRIA – 2014
TV
ELIS, VIVER É MELHOR QUE SONHAR – 2018
TV
A VIDA NÃO É UM MUSICAL, O MUSICAL – 2022/2018
TEATRO
O MECANISMO(Netflix) – 2018
STREAMING
A ARTE DA COMÉDIA – 2013/2012
TEATRO
TOM E VINÍCIUS, O MUSICAL – 2009/2008
TEATRO
S´IMBORA, O MUSICAL, A HISTÓRIA DE WILSON SIMONAL – 2014
TEATRO
A ÓPERA DO MALANDRO – 2005/2004/2003
TEATRO
ABUJAMRA PRESENTE – 2019
TEATRO
JOSÉ DO EGITO – 2013/2012
TV
REI DAVI
TV
ESTES FANTASMAS – 2017
TEATRO
CILADA
TV
O CASAMENTO – 2012/2000/1999/1998/1997
TEATRO
AUTO DA COMPADECIDA – 1999/1998
TEATRO
TUDO NO TIMING – 2006/2002/2001/2000/1999
TEATRO
COMÉDIA RUSSA – 2012/2011/2010
TEATRO
NÃO SOBRE ROUXINÓIS – 2012
TEATRO
MACBETH – 2010
TEATRO
O ESTRANHO CASO DO CACHORRO MORTO – 2014
TEATRO
A RESISTÍVEL ASCENSÃO DE ARTURO UI – 2001
TEATRO
O QUE DIZ MOLERO – 2007
TEATRO
MELODRAMA – 2005
TEATRO
O BEIJO NO ASFALTO – 2002/2001
TEATRO
SANTO ELVIS – 2004/2003/2002
TEATRO
BUGIARIA – 2010
TEATRO
AS MALANDRAGENS DE SCAPINO – 1996
TEATRO
ÓPERA DO MALANDRO EM CONCERTO – 2006
TEATRO
A AURORA DA MINHA VIDA, UM MUSICAL BRASILEIRO – 2012/2011
TEATRO
A RESISTÍVEL ASCENSÃO DE ARTURO UI – 1998
TEATRO
TÍMON DE ATENAS – 2001
TEATRO
ESCRAVAS DO AMOR – 2012
TEATRO
O QUE É BOM EM SEGREDO É MELHOR EM PÚBLICO – 1996
TEATRO
PLUFT, O FANTASMINHA (2013 E 2014)
TEATRO
JONAS E A BALEIA – 2001/2000
TEATRO
AS ARTIMANHAS DE SCAPINO – 1990
TEATRO
A FORÇA DO DESTINO – 2007
TEATRO
CONCERTO PARA VIRGULINO SEM ORQUESTRA – 1995
TEATRO
RIBEIRÃO DO TEMPO
TV
O AMOR E A MORTE
TV
CASOS E ACASOS
TV
POR TODA MINHA VIDA
TV
VOCÊ DECIDE
TV
MILAGRES DE JESUS
TV
TOCS DE DALILA
TV
FOGO MORTO 1994
TEATRO
ANITA GARIBALDI – 1993
TEATRO
CAPITU
TV
A GRANDE FAMÍLIA
TV
A DIARISTA
TV
FAÇA SUA HISTÓRIA
TV
CARGA PESADA
TV
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
TV
FLORIBELLA
TV
MACABRO – 2018
CINEMA
LUCICREIDE VAI À MARTE
SOB PRESSÃO – 2015
CINEMA
DIVÓRCIO – 2016
CINEMA
TROPA DE ELITE – 2006
CINEMA
FELIZ NATAL – 2007
CINEMA
NINGUÉM AMA NINGUÉM POR MAIS DE DOIS ANOS – 2013
CINEMA
O ROUBO DA TAÇA – 2015
CINEMA
CILADA.COM – 2010
CINEMA
A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE – 2013
CINEMA
MORMAÇO – 2016
CINEMA
CHICO XAVIER – 2009
CINEMA
GIOVANNI IMPROTTA – 2011
CINEMA
MALU DE BICICLETA – 2009
CINEMA
DISPAROS – 2010
CINEMA
A MULHER INVISÍVEL – 2008
CINEMA
O DUELO – 2012
CINEMA
MUITA CALMA NESSA HORA – 2009
CINEMA
LOST ZWEIG
CINEMA
O VESTIDO
CINEMA
BENDITO FRUTO
CINEMA
MARIA, MÃE DO FILHO DE DEUS
CINEMA
OLGA – 2003
CINEMA
CONCEIÇÃO – AUTOR BOM É AUTOR MORTO
CINEMA
FICA COMIGO
CINEMA
LARA
CINEMA
CARRO FORTE
CINEMA
CAPITAL CIRCULANTE – 2003
CINEMA
A IDA
CINEMA
502
CINEMA
AO MEIO
CINEMA
DESCONSTRUÇÃO
CINEMA
AMOR
CINEMA
FUI !!!
CINEMA
O CALENDÁRIO
CINEMA
JOÃO QUE NÃO AMAVA TEREZA
CINEMA
BANDEIRA 0
CINEMA
COISA MAIS LINDA(Netflix) – 2019
STREAMING
ELE AINDA ESTÁ AQUI – 2019/2018
TEATRO
HELL CENTER – 2021
TEATRO
PROTOCOLO BOTÃO VERMELHO, UMA FARSA GENOCIDA – 2020
TEATRO

CARREIRACARREIRA

TIMELINE
2024

TEATRO

“A Falecida”
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: Tuninho
Temporada no RJ

2023

PRÊMIOS

VENCEDOR do Prêmio APTR de Teatro como MELHOR ATOR PROTAGONISTA com o espetáculo “Dignidade”
Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Dignidade”

STREAMING

“Arcanjo Renegado” –  Mini Série – Globoplay e Afroreaggae Audiovisual
Terceira Temporada
Direção geral de Lipe Bynder, Fábio Strazzer e Lucas Villamarim
Personagem: “Bispo Cristovão”

“Betinho: No fio da Navalha” –  Mini Série – Globoplay e Afroreaggae Audiovisual
Direção: Julio Andrade e Lipe Binder
Personagem: “Nilo Batista”

“Cosme e Damião, quase Santos” –  Mini Série – Globoplay e Porta dos Fundos
Primeira Temporada
Direção geral de Ian SBF
Direção Artística de Caíto Manier
Direção de Rodrigo Van der Put e Vini Videla
Personagem: “Pardal”

CINEMA

“Ainda Estou Aqui” – Longa
Direção: Walther Salles
Personagem: “Lino Machado”

“Abraço de Mãe” – Longa
Direção: Cristian Ponce
Personagem: “Coronel Carvalho”

“O Deserto de Luíza” – Longa
Direção: Alan Minas
Personagem: “Pedro”

TEATRO

“A Falecida”
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: Tuninho
Temporada em SP

“O Clube”
Texto: Carla Faour
Direção: Daniel Belmonte
Personagem: Arnaldo e AK47
Leitura Dramatizada no projeto DRAMATURGIA EM LEITURAS – Teatro Prudential

“Fundo Inferno”
Texto: Gilberto Gouma
Direção: Ernesto Piccollo
Personagem: Walt Whitmann
Leitura Dramatizada no projeto DRAMATURGIA EM LEITURAS – Teatro Prudential

“Venha ver o pôr do sol”
Conto: Lygia Fagundes Telles
Adaptação e Direção: Sílvia Monte
Personagem: Ricardo
Leitura Dramatizada no projeto CICLODRAMA – Ato Único
CCJF – RJ

2022

STREAMING

“Fim” –  Mini Série – Globoplay
Direção: Andrucha Waddington e Daniela Thomaz
Personagem Protagonista: “Álvaro”

“Todo Dia a Mesma Noite” –  Mini Série – Netflix
Direção: Julia Resende e Carol Minem
Personagem Protagonista: “Pedro”

“Cilada” –  Série – Globoplay
Direção: Felipe Joffily
Personagem: “Gerson”

“Anderson Spider Silva” –  Mini Série – Paramount
Direção: Caíto Ortiz
Personagem: “Duarte”

TEATRO

“Dignidade”
Direção: Daniel Dias da Silva
Personagem Protagonista: “Francisco”
Temporada no Rio

“A Vida não é um Musical, o Musical”
Direção: João Fonseca e Leandro Muniz
Personagem Protagonista: “Governador Sergio Camargo”
Temporada no Rio

CINEMA

“Dona Vitória” – Longa
Direção: Andrucha Waddington
Personagem: “Seu Osvaldo”

2021

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio Notícias de TV Melhor Ator em Participação com o personagem “Gílson” em  “Coisa mais Linda – 2a Temporada” 

TV

“Um Lugar ao Sol” –  Novela – TV Globo
Direção: Vicente Barcellos
Personagem: “Jerônimo” (Participação Especial)

“Sob Pressão” –  Mini Série – TV Globo
Quarta e Quinta Temporadas
Direção geral de Andrucha Waddington e Mini Kert
Personagem: “Capitão Botelho”

CINEMA

“Eike – Tudo ou Nada” – Longa
Direção: Dida Andrade e Andradina Azevedo.
Personagem: “Benigno”

“União Instável” – Longa Netflix
Direção: Silvio Guindane.
Personagem: “Mathias”

STREAMING

“Arcanjo Renegado” –  Mini Série – Globoplay
Segunda Temporada
Direção geral de Heithor Dhalia e André Godoy
Personagem: “Bispo Cristovão”

TEATRO

“Diário do Farol, uma peça sobre a maldade”
Monólogo adaptado da obra de João Ubaldo Ribeiro
Adaptação: Fernando Philbert e Thelmo Fernandes
Direção: Fernando Philbert
Temporada: Projeto POCKET CULTURAL com transmissão online no Teatro FirjanSesiCentro – Rio de Janeiro, respeitando as políticas de distanciamento e protocolos de segurança

“Édipo Unplugged”
Direção: João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem Protagonista: Édipo
Temporada: Teatro Dulcina no RJ gravado para transmissão online no Youtube, respeitando as políticas de distanciamento e protocolos de segurança

TEATRO ONLINE

“Hell Center”
Criação: Rodrigo M. Boecker, Luanna Barbosa e Maurício Gibowski
Direção: Rodrigo M. Boecker, Luanna Barbosa e Janaina Medeiros
Personagem: Renatão
Espetáculo com transmissão online desenvolvido durante a pandemia realizado das residências dos atores respeitando as políticas de distanciamento.

“Um Outro Hamlet”
Texto: Giovanni Testori
Direção: João Fonseca e Johaynne Ilelfonso
Personagem Protagonista: Hamlet
Leitura Dramatizada com transmissão online desenvolvido durante a pandemia realizado das residências dos atores respeitando as políticas de distanciamento.
Desenvolvido para o evento “Antônio Abujamra, a voz do Provocador” promovido pelo Itaú Cultural

ÁUDIO SÉRIE

“Menina dos Olhos”
Roteiro e Direção: Bosco Brasil
Episódio: Aconselhando um bom conselho

2020

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APTR de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Diário do Farol, uma peça sobre a maldade” 

Indicado ao Prêmio Botequim Cultural de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Diário do Farol, uma peça sobre a maldade” 

TEATRO

“Diário do Farol, uma peça sobre a maldade”
Monólogo adaptado da obra de João Ubaldo Ribeiro
Adaptação: Fernando Philbert e Thelmo Fernandes
Direção: Fernando Philbert
Temporada: Projeto TEATRO JÁ com transmissão online no Teatro Petragold – Rio de Janeiro, respeitando as políticas de distanciamento e protocolos de segurança

TEATRO ONLINE

“Diário do Farol, uma peça sobre a maldade”
Monólogo adaptado da obra de João Ubaldo Ribeiro
Adaptação: Fernando Philbert e Thelmo Fernandes
Direção: Fernando Philbert
Temporada: Participação no 6o Festival Midrash de Teatro para espetáculos online, desenvolvido durante a pandemia respeitando as políticas de distanciamento

“Protocolo Botão Vermelho, uma farsa genocida”
Texto e Direção: Lindemberg Monteiro
Participação no 6o Festival Midrash de Teatro para espetáculos online
Espetáculo com transmissão online desenvolvido durante a pandemia realizado das residências dos atores respeitando as políticas de distanciamento.

TV

“Amor e Sorte” –  Série – TV Globo
Episódio: “Gilda, Lúcia e o Bode”
Direção: Andrucha Waddington
Personagem: “Claudio”
Série desenvolvida durante a pandemia respeitando as políticas de distanciamento

2019

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Diário do Farol, uma peça sobre a maldade” 

TEATRO

“Diário do Farol, uma peça sobre a maldade”
Monólogo adaptado da obra de João Ubaldo Ribeiro
Adaptação: Fernando Philbert e Thelmo Fernandes
Direção: Fernando Philbert
Temporadas: Rio de Janeiro

“A China é Azul”
Texto: José Wilker
Direção: Emílio de Mello
Leitura Dramatizada em comemoração aos 70 anos de nascimento de José Wilker
Teatro Ipanema – RJ

“Ele Ainda está Aqui”
Texto e Direção: Silvio Guindane
Personagem: “Miguel”
Temporada: São Paulo.
Turnê Internacional: Angola-África
Turnê Nacional: Niterói, Vitória, Fortaleza, Aracaju, Natal, São José dos Campos, Santos, Maceió, Nova Lima e BH

“Abujamra Presente”
Direção: João Fonseca
Temporadas: São Paulo e Rio de Janeiro
FTC – Festival de Teatro de Curitiba

TV

“Amor de Mãe” –  Novela – TV Globo
Direção: Noah Bressane
Personagem: “Bruno” (Participação)

“Filhos da Pátria” –  Mini Série – TV Globo
Segunda Temporada
Direção: Henrique Sauer
Personagem: “Vasco” (Participação)

STREAMING

“Reality Z” –  Mini Série – Netflix
Segunda Temporada
Direção geral de Claudio Torres e Rodrigo Monte
Personagem: “Peixe”

“Coisa mais Linda” –  Mini Série – Netflix
Segunda Temporada
Direção de Caíto Ortiz
Personagem: “Gilson”

2018

PRÊMIOS

Vencedor do Prêmio FITA de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

CINEMA

“Nas Ondas da Fé” – Longa
Direção: Felipe Joffily.
Personagem: “Apóstolo Adriano”

“Macabro” – Longa
Direção: Marcos Prado.
Personagem: “Delegado Rui”

TV

“Sob Pressão” –  Mini Série – TV Globo
Segunda  e Terceira Temporadas
Direção geral de Andrucha Waddington e Mini Kert
Personagem: “Capitão Botelho”

“Elis, viver é melhor que sonhar” –  Mini Série – TV Globo
Direção geral de Hugo Prata
Personagem: “Vinicius de Moraes”


STREAMING

“O Mecanismo” –  Mini Série – Netflix
Segunda Temporada
Direção geral de José Padilha, Marcos Prado e Daniel Resende
Personagem: “Maximiliano Carrascosa”

“Me Chama de Bruna” –  Mini Série – FOX Premium
Terceira Temporada
Direção geral de Calvito Leal e Duda Vaissmann
Personagem: “Wander”

 

TEATRO

“Ele Ainda está Aqui”
Texto e Direção: Silvio Guindane
Personagem Protagonista: “Miguel”
Turnê: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Salvador, Brasília, São José do Rio Preto, Goiânia, Recife,
Porto Alegre, Uberaba, Curitiba e Manaus.

“O Beijo no Asfalto,  o Musical”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Amado Ribeiro”
Turnê:  Maceió e Recife

“A Vida não é um Musical, o Musical”
Direção: João Fonseca e Leandro Muniz
Personagem Protagonista: “Governador Sergio Camargo”
Temporadas no Rio e FITA 2018

2017

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio NOTÍCIAS DE TV como Melhor Ator Coadjuvante com a novela “Rock Story” no papel de “Nelson”

CINEMA

“A Divisão” – Longa
Direção: Vicente Amorim.
Personagem: “Ramos”

“Chacrinha, o Velho Guerreiro” – Longa
Direção: Andrucha Waddington.
Personagem: “Boni”

“Lucicreide vai à Marte” – Longa
Direção: Rodrigo César.
Personagem: “Apresentador”

“Os Salafrários” – Longa
Direção: Pedro Antônio.Personagem: “Delegado”

“A Ida” – Curta
Direção: Vítor Leite.
Personagem: “Álvaro”

TV

“Cidade Poibida” –  Mini Série – TV Globo
Direção geral de Maurício Farias.
Personagem: “Fagundes”

“Sob Pressão” –  Mini Série – TV Globo
Primeira Temporada
Direção geral de Andrucha Waddington e Mini Kert
Personagem: “Capitão Botelho”

“Rock Story” – Novela – TV Globo
Direção Geral de Dennis Carvalho e Maria de Médicis.
Personagem: “Nelson”

STREAMING

“A Divisão” – Série Globoplay – Primeira e Segunda Temporadas
Direção: Vicente Amorim.
Personagem: “Ramos”

TEATRO

“Estes Fantasmas”
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: “Pasquale Lojácono”
Temporada no Rio

“Édipo Unplugged”
Direção: João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem Protagonista: “Édipo”
Temporadas no Rio

2016

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio REDENTOR de Cinema como Melhor Ator Coadjuvante com o longa “Sob Pressão” no papel de “Capitão Botelho” – Festival do Rio
Indicado ao Prêmio FITA de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

TEATRO

“O Beijo no Asfalto, o Musical”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Amado Ribeiro”
FESTIVAL DE CURITIBA, FITA

“Chabadabadá”

Texto: Xico Sá
Direção: Thelmo Fernandes
Atuação: Marcos França e André Siqueira
Segunda Temporada no Rio

TV 

“Rock Story” – Novela – TV Globo
Direção geral de Dênis Carvalho.
Personagem: “Nelson”

“Tocs de Dalila” – Série – Multishow
Direção geral de Daniela Braga.
Personagem: “Pedro Henrique”

“Mr. Brau” – TV Globo
Direção geral de Maurício Farias.
Participação: “Prefeito Walther”

CINEMA

“Divórcio” – Longa
Direção: Pedro Amorim.
Personagem: “Milton”

“Mormaço” – Longa
Direção: Marina Meliande.
Personagem: “Eduardo”

“O Vendedor de Sonhos” – Longa
Direção: Jayme Monjardim.

2015

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APTR de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “S´imbora o Musical, a história de Wilson Simonal” no papel de “Carlos Imperial”

Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como Melhor Ator de Musical com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

Indicado ao Prêmio Botequim Cultural de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “O Beijo no Asfalto, o Musical” no papel de “Amado Ribeiro”

Indicado ao Prêmio BIBI FERREIRA de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “S´imbora o Musical, a história de Wilson Simonal” no papel de “Carlos Imperial”

TEATRO

“O Beijo no Asfalto, o Musical”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Amado Ribeiro”
Temporadas no Rio

“S´imbora o Musical, a história de Wilson Simonal”
Direção: Pedro Brício
Personagem Protagonista: “Carlos Imperial”
Temporadas no Rio e São Paulo

“Chabadabadá”
Texto: Xico Sá
Direção: Thelmo Fernandes
Atuação: Marcos França e André Siqueira
Temporadas no Rio e Niterói

Leituras Dramatizadas:
“Novas Diretrizes em Tempos de Paz”, Texto e direção de Bosco Brasil; Elenco: Tony Ramos e Thelmo Fernandes; Local: Casa da Gávea

TV 

“Tapas e Beijos” –  Mini Série – TV Globo
Direção geral de Maurício Farias.
Personagem: “Delegado Queiroz”

“Vitória” – Novela – Rede Record
Direção Geral de Edgard Miranda.
Personagem: “William”

CINEMA

“Sob Pressão” – Longa
Direção: Andrucha Waddington.
Personagem: “Capitão Botelho”

“O Roubo da Taça” – Longa
Direção: Caíto Ortiz.
Personagem: “LG – Luis Gustavo”

2014

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APCA-SP de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”

TEATRO

“A Arte da Comédia”
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: “Prefeito De Caro”

Temporadas em São Paulo e Curitiba
Participação no Festival de Teatro de Curitiba

“O Estranho Caso do Cachorro Morto”
Direção: Moacyr Goes
Personagem: “Pai(Ed)”
Temporada no Rio

“Pluft, o fantasminha”
Direção: Cacá Mourthé
Personagem: “Perna de Pau”
Turnê Nacional: Salvador, BH e Porto Alegre

TV 

“Vitória” – Novela – Rede Record
Direção Geral de Edgard Miranda.
Personagem: “William”

“Milagres de Jesus” –  Mini Série – Rede Record
Direção geral de João Camargo.
Episódio: “O Inválido do Poço de Betesda”
Personagem: “Fariseu”

2013

PRÊMIOS

Vencedor do 3o Prêmio FITA de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”
Indicado ao Prêmio Shell de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”
Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “A Arte da Comédia” no papel de “Prefeito De Caro”

TEATRO

“A Arte da Comédia”
Direção: Sergio Módena
Personagem Protagonista: “Prefeito De Caro”
Temporadas no Rio e em Campos
Participação no FITA 2013

“Pluft, o fantasminha”
Direção: Cacá Mourthé
Personagem: “Perna de Pau”
Temporada no Rio

TV 

“O Amor e a Morte” – Especial de fim de ano – Rede Record
Direção de Marco Altberg.
Personagens: “Ronaldo” e “Ernesto”

“José do Egito” –  Mini Série – Rede Record
Direção geral de Alexandre Avancini.
Personagem: “Jetur”

“Placebo” –  Programa Piloto
Direção de Hamsa Wood.
Personagem: “Glaydisson”

CINEMA

“A esperança é a última que morre”
Direção: Calvito Leal
Personagem: “Major Leandro Macedo”

“Ninguém ama ninguém… Por mais de dois anos”
Direção: Clovis Mello
Personagem: “Portela”

“502″
Direção: Miguel de Oliveira
Personagem Protagonista: “Pedro”
Selecionado para o SHORT FILM CORNER/Festival de Cannes 2013

2012

TEATRO

“Não sobre Rouxinóis”
Direção: João Fonseca e Vinícius Arneiro
Personagem Protagonista: “Chefe Whalen”
Temporada no Rio

“O Casamento”
Direção: João Fonseca e Antônio Abujamra
Personagem: “Dr. Camarinha”
Festival de Teatro de Curitiba

“Escravas do Amor”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Dr. Meira”
Festival de Teatro de Curitiba

“A Aurora da Minha Vida, um musical brasileiro”
Texto e Direção: Naum Alves de Sousa
Personagens: “Bobo”, “Diretor”e “Padre”
Temporada no Rio

“Édipo Unplugged”
Direção: João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem Protagonista: “Édipo”
Apresentação única
Leituras Dramatizadas:
“Central Park West”, Texto de Woody Allen; Direção: Marcus Alvisi; Local: Midrash
“A Falecida”, Texto de Nelson Rodrigues; Direção: Sura Berdtchevsky; Local: Casa da Gávea
“O Beijo no Asfalto”; Texto de Nelson Rodrigues; Direção: Henrique Tavares; Local: Casa da Gávea

TV 

“José do Egito” –  Mini Série – Rede Record
Direção de Alexandre avancini.
Personagem: “Jetur”

“Rei Davi” –  Mini Série – Rede Record
Direção de Edson Spinello.
Personagem: “Natã”

CINEMA

“O Duelo”
Direção: Marcos Jorge
Personagem: “Américo Antunes”

“Ao Meio – versão 3D”
Direção: Vítor Leite
Personagem Protagonista: “Ivan, o mágico”

2011

TEATRO

“Comédia Russa”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Vladimir”
Teatro Nelson Rodrigues

“A Aurora da Minha Vida, um musical brasileiro”
Texto e Direção: Naum Alves de Sousa
Personagens: “Bobo”, “Diretor”e “Padre”
Temporada no Rio

TV 

“Ribeirão do Tempo” –  Novela – Rede Record
Direção de Edgard Miranda.
Personagem: “Nasinho”

CINEMA

“Giovanni Improtta”
Direção: José Wilker
Personagem: “Pastor Franklin”

2010

PRÊMIOS

Indicado ao Prêmio APTR 2009 como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “Tom e Vinícius, o musical” no papel de “Vinícius de Moraes”.

TEATRO

“Comédia Russa”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Vladimir”
Temporadas no Rio

“Macbeth”
Direção: Aderbal Freire Filho
Personagem: “Banquo”
Temporadas no Rio e em SP

“Gota D’água”
Direção: João Fonseca
Personagem: “Creonte”
Teatro João Caetano-RJ

TV 

“Ribeirão do Tempo” –  Novela – Rede Record
Direção de Edgard Miranda.
Personagem: “Nasinho”

CINEMA

“Cilada.com”
Direção: José Alvarenga
Personagem “Gerson”

“Disparos”
Direção: Juliana Reis
Personagem “Inspetor Gomes”

2009

PRÊMIOS

Indicado ao 3o Prêmio Contigo de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Tom e Vinícius, o musical” no papel de “Vinícius de Moraes”.

TEATRO

“Tom e Vinícius, o musical”
Direção: Daniel Herz
Personagem protagonista: “Vinicius de Moraes”
Temporada de 8 meses no Rio de Janeiro e turnê pelo país

“Dois prá lá Dois prá cá”
Direção: Cesar Amorim
Estréia nacional em Natal-RN
Participação no FITA(Festival de Teatro de Angra dos Reis)

TV 

Programa “Cilada”, de Bruno Mazzeo – 6a. temporada
Direção de Felipe Joffily
Personagem “Gerson”

“Ribeirão do Tempo” –  Novela – Rede Record
Direção de Edgard Miranda.
Personagem: “Nasinho”

CINEMA

“Malú de Bicicleta”
Direção: Flávio Tambellini
Personagem “Oliveira”

“Chico Xavier”
Direção: Daniel Filho
Personagem “Menezes de Assis”

“Beat the World”
Direção: Rob Adetuyi
Personagem “Jorge”

“Muita Calma nessa Hora”
Direção: Felipe Joffily
Personagem “Pescador”

2008

PRÊMIOS

Vencedor do Prêmio APTR 2007 de Teatro como Melhor Ator Coadjuvante com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.
Vencedor do Prêmio Qualidade Brasil como Melhor Ator em Espetáculo Musical de Teatro no Rio de Janeiro com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.
Indicado ao Prêmio Qualidade Brasil como Melhor Ator em Espetáculo Musical de Teatro em São Paulo com o espetáculo “Tom e Vinicius” no papel de “Vinicius de Moraes”.
Indicado ao Prêmio Contigo de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.

TEATRO

“Tom e Vinícius, o musical”
Direção: Daniel Herz
Personagem protagonista: “Vinicius de Moraes”

TV 

Minissérie “Capitu” – Rede Globo
Direção de Luiz Fernando Carvalho,
Personagem “Gurgel”

Novela “Duas Caras” –  Rede Globo
Direção de Wolf Maya.

Programa “Faça sua História” – episódio “A Deusa Extraterrestre” –  Rede Globo
Direção de Mauro Farias,
Personagem “Normando”.

Programa “Casos e Acasos” – episódio “A volta, a cena, as férias” – Rede Globo
Direção de Carlo Milani
Personagem “Nereu”

CINEMA

“A Mulher Invisível” 
Direção de Claudio Torres
Personagem “Alberto”

2007

PRÊMIOS 

Indicado ao Prêmio Shell de Teatro como Melhor Ator com o espetáculo “Gota D´Água” no papel de “Creonte”.

TEATRO 

“Gota D’água” (musical baseado na obra de Chico Buarque)
Direção de João Fonseca
Personagem “Creonte”

“O que diz Molero”, romance de Diniz Machado
Adaptado e dirigido por Aderbal Freire Filho.
Um mês de temporada no Teatro Nacional Maria II em Lisboa, Portugal.

TV

Programa “Cilada”, de Bruno Mazzeo – 3a. temporada
Direção de Walmor Pamplona
Personagem “Gerson”

“Paraíso Tropical” – Rede Globo
Personagem: “Toninho”.

“Sítio do Picapau Amarelo” – Rede Globo
Personagem: “Barba Azul”.

Programa “Sob Nova Direção” – Rede Globo
Episódio: “Dedo duro de matar”.

CINEMA 

Atua no longa “Feliz Natal” 
Pimeira direção de Selton Mello
Personagem: “Neto”

2006

Completa 15 anos de carreira e 10 anos como integrante da Cia. Fodidos Privilegiados.

TEATRO

Musical “A Ópera do Malandro” –  de Chico Buarque – Segunda turnê em Portugal
Direção de Charles Moeller e Claudio Botelho
Personagem “Tigrão”.
“Palco Giratório” do SESC – espetáculos “Édipo Unplugged”, “A Fonte dos Santos” e “Tudo no Timing”
Cia. Fodidos Privilegiados nos estados da Bahia, Brasília e Mato Grosso do Sul.
Musical “A Ópera do Malandro em Concerto”
Direção de Charles Moeller e Claudio Botelho
Personagem “Geni”

Festival Riocenacontemporânea com a leitura dramatizada “O Processo”, de Franz Kafka
Direção de José Henrique Personagem,
“Advogado Huld”.

TV 

Programa “Cilada”, de Bruno Mazzeo – 2a. temporada
Direção de Walmor Pamplona
Personagem “Gerson”

“Pé na Jaca” – Rede Globo
Personagem: Betão.

“Floribella” – Bandeirantes
Personagem “Vespa”.

Programa “A Diarista”, nos episódios “Aquele do anel” “Saia injusta” – Rede Globo.

Cinema Longa “Tropa de Elite”
Direção de José Padilha,
Personagem “Sargento Alves”.

2005

TEATRO 

Musical “A Ópera do Malandro”, de Chico Buarque – Primeira turnê em Portugal
Direção de Charles Moeller e Claudio Botelho,
Personagem “Tigrão”.
Nas cidades de Lisboa, Porto e Figueira da Foz. Nesta turnê o espetáculo foi assistido por mais de 100.000 pessoas.

“Tour Enrique Diaz” na França com o espetáculo “Melodrama” 
Direção de Enrique Diaz,
Personagem “Ébrio”.
Nas cidades de Paris, Tarbes e Biarritz, junto à Cia. Dos Atores.

TV 

Programa “Carga Pesada”, episódio “Penúltimo desejo” –  Rede Globo.

2004

TEATRO 

Turne pela França com espetáculo “Santo Elvis”
Nas cidades de Annecy, Grenoble e Limoges.

Espetáculo “Édipo Unplugged” – Festival Riocenacontemporânea
Direção de João Fonseca e Paula Sandroni
Personagem “Édipo”.

TV 

Novela “Senhora do Destino” – Rede Globo
Personagem “Seu João”.

Minissérie “Aprendendo a Empreender Pousadas” – Canal Futura
Direção de Marco Altberg
Personagem “Cidão”.

2003

TEATRO 

Estréia no musical “A Ópera do Malandro” de Chico Buarque
Direção de Charles Moeller e Cláudio Botelho
Personagem de “Geni”.

Espetáculo “Pluft, um Fantasminha”
Direção de Cacá Mourthé
Personagem ” Perna de Pau”.

TV 

Novela “Kubanacam” da Rede Globo
Personagem “Louco Deus”.

Programa “A Grande Família”, Episódio “Mãe do Ano” –  Rede Globo.

CINEMA 

Longa “Olga”
Direção de Jayme Monjardim
Personagem “Bangu”.

Curta “Capital Circulante” 
Direção de Ricardo Mehdeff
Personagem “Atravessador”.

2002

TEATRO 

Espetaculo “Santo Elvis” – Festival Riocenacontemporânea
Direção de Thierry Themoroux e Jacques Vincey
Personagem “Coronel Parker”.

TV 

Novela “Senhora do destino” da Rede Globo
Personagem “Feirante”.

Novela “Esperança” – Rede Globo
Personagem “Operário grevista”.

Programa “A Grande Família” da Rede Globo
Episódio “É pai, é pedra, é o fim do caminho”

CINEMA 

Curta “Carro Forte” 
Direção de Mário Diamante,
Personagem “Gigi”.

Curta “ Fui… ”
Direção de Guilherme Fiúza,
Personagem “Policial”.

2001

TEATRO 

Espetáculo “O Beijo no Asfalto” – de Nelson Rodrigues
Direção de Marcus Alvisi
Personagem “Cunha”.

Espetáculo “A Resistível Ascenção de Arturo Ui”, de Brecht
Direção de Moacir Chaves
Personagem “Ernesto Roma”.

TV 

Novela “Malhação” da Rede Globo
Personagem “Oficial de Justiça”.

Novela “Um anjo caiu do céu” da Rede Globo
Personagem “Dono da Birosca”.

Programa “A Grande Família” da Rede Globo
Episódio “É pai, é pedra, é o fim do caminho”.

CINEMA 

Longa “Bendito Fruto”
Direção de Sergio Goldemberg
Personagem “Enfermeiro”.

Longa “O Vestido”,
Direção de Paulo Thiago
Personagem “Apresentador”.

2000

TEATRO 

Estréia “Jonas e a Baleia” de Maria Clara Machado
Direção de Cacá Mourthé
Personagem “Jonas”.

Espetáculo “Bugiaria”
Direção de Moacir Chaver.

Espetáculo “O Casamento” – Festival Ibero- Americano de Teatro em Bogotá, Colômbia.

TV 

Novela “Terra Nostra” da Rede Globo
Personagem “Desempregado”.

Minissérie “Aquarela do brasil” da Rede Globo
Direção de Jayme Monjardim,
Personagem “Cantor de Rádio”.

CINEMA 

Longa “Lost Zweig” 
Direção de Sylvio Back,
Personagem “Orson Welles”.

1999

TEATRO 

Espetáculo “O Casamento” – FITEI (Festival de Teatro de Expressão Ibérica) no Porto, Portugal.

Espetáculo “Tudo no Timing” com os Fodidos Privilegiados
Direção de João Fonseca e Terry O’Reilly.

TV 

Novela “Vila Madalena” da Rede Globo
Personagem “Policial”.

Novela “Andando nas nuvens” da Rede Globo
Personagem “Enfermeiro”.

1998

TEATRO 

Espetáculo “A Resistível Ascenção de Arturo Ui” de Brecht
Direção de Antonio Abujamra e João Fonseca,
Personagem “Velho Ator”.

Espetáculo “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna
Direção de Antonio Abujamra e João Fonseca,
Personagem “João Grilo”.

Participa da leitura dramatizada de “A Ópera dos Três Vinténs”de Brecht
Direção de José Renato,
Direção Musical de Chico Mello,
Personagem “Mac Navalha”.

1997

TEATRO 

Espetáculo “O Casamento” de Nelson Rodrigues – No festival de Teatro de Curitiba
Direção de Antonio Abujamra e João Fonseca,
Personagem ” Dr. Camarinha”.

Espetáculo “O Casamento” – FIT (Festival Internacional de Teatro de BH)

Espetáculo “O Casamento” – FILO (Festival Internacional de Londrina)

Espetáculo “O Casamento” – Festival de Inverno de Ouro Preto 1996

Estréia na Cia. Fodidos Privilegiados com o espetáculo “O que é bom em segredo é melhor em Público” 
Direção de Antonio Abujamra

1995

TEATRO 

Musical “Concerto para Virgulino sem Orquestra” 
Texto e Direção de Vital Santos.

TV 

Programa “Você Decide” da Rede Globo
Direção de Tizuka Yamazaki,
Personagem “Sandro Cinema”.

CINEMA 

Longa “Fica Comigo” 
Direção de Tizuka Yamazaki.

1994 - 1991

TEATRO 

Companhia “Fanfarra Carioca” – Espetáculos Somos todos 22, Foro morto e Anita Garibaldi
Direção de Sidney Cruz,
Personagem(última peça) “Garibaldi”.

1987

PRÊMIOS

Prêmio de melhor ator coadjuvante no II Festival Nacional de Teatro Infantil em São Mateus, ES.
Prêmio de ator revelação no I Festival de Teatro Infantil do Liceu de Artes e Ofícios, RJ.

Teatro Amador
Espetáculo Ah, se eu fosse Rei
Direção de de Elbe de Holanda, junto ao GATIG (Grupo de Artes e Teatro da Ilha do Governador),
Personagem “Bobo da Corte”.

01/8/00 - 18/6/102000 - 2010
Winter purslane courgette pumpkin quandong komatsuna fennel green bean cucumber watercress. Pea sprouts wattle seed rutabaga okra yarrow cress avocado grape.
01/8/00 - 18/6/102000 - 2010
Winter purslane courgette pumpkin quandong komatsuna fennel green bean cucumber watercress. Pea sprouts wattle seed rutabaga okra yarrow cress avocado grape.

Thelmo FernandesThelmo Fernandes

Ator

Thelmo Fernandes possui 32 anos de carreira. Desde 1996 integra a Cia. Fodidos Privilegiados fundada por Antônio Abujamra onde atuou em vários espetáculos de sucesso da mesma. Thelmo acumula, entre Indicações e Prêmios, 30 menções. Seus últimos trabalhos de destaque foram as séries “Fim” do Globoplay como “Álvaro”, “Todo dia a mesma Noite” da Netflix como ‘Pedro Leal’ e “Arcanjo Renegado” como “Bispo Cristovão”. Atuou no longa “Ainda Estou Aqui” de Walther Salles e nos espetáculos “Dignidade”, onde foi vencedor do Prêmio APTR como Melhor Ator Protagonista, “A Falecida“ como “Tuninho” e o monólogo Diário do Farol, uma peça sobre a maldade” onde obteve 3 indicações a Melhor Ator.

Com o prestígio alcançado ao longo deste tempo se estabeleceu como um nome de peso do cenário artístico nacional.

MINHA HISTÓRIA

<strong>Thelmo está no ar na NETFLIX com TODO DIA A MESMA COISA, como "Pedro Leal".</strong>

NETFLIX 3
Prêmios & Indicações
0
TV, Seriados e Comerciais
0
Cinema Longas e Curtas
0
Peças Teatrais e Musicais
0

TrabalhosTrabalhos

Realizados e em Andamentos
FIM(Globoplay) – 2022
STREAMING, TV
TODO DIA A MESMA NOITE(Netflix) – 2022
STREAMING
A FALECIDA – 2024/2023
TEATRO
DONA VITÓRIA – 2022
CINEMA
AINDA ESTOU AQUI – 2023
CINEMA
O DESERTO DE LUÍZA – 2023
CINEMA
ABRAÇO DE MÃE – 2023
CINEMA
ARCANJO RENEGADO(Globoplay) – 2023/2021
STREAMING
BETINHO: No fio da Navalha – 2023(Globoplay)
STREAMING
COSME E DAMIÃO QUASE SANTOS(Globoplay) – 2023
STREAMING
DIGNIDADE – 2022
TEATRO
DIÁRIO DO FAROL, UMA PEÇA SOBRE A MALDADE – 2021/2020/2019
TEATRO
CILADA(Globoplay) – 2022
STREAMING
ANDERSON SPIDER SILVA(Paramount) – 2022
STREAMING
UM LUGAR AO SOL – 2021
TV
A DIVISÃO(Globoplay) – 2017
STREAMING
EIKE – TUDO OU NADA(Netflix) – 2021
CINEMA
ÉDIPO UNPLUGGED – 2021/2017/2012/2008/2006/2005/2004
TEATRO
GOTA D’ÁGUA – 2009/2008/2007
TEATRO
SOB PRESSÃO(Globoplay) – 2021/2018/2017
STREAMING, TV
GILDA, LUCIA E O BODE – 2020
TV
NAS ONDAS DA FÉ – 2018(Paramount)
CINEMA, STREAMING
A DIVISÃO(Longa) – 2017
CINEMA
CHACRINHA, O VELHO GUERREIRO – 2017
CINEMA, TV
REALITY Z(Netflix) – 2019
STREAMING
OS SALAFRÁRIOS(Netflix) – 2017
CINEMA, STREAMING
FILHOS DA PÁTRIA(Globoplay) – 2019
STREAMING, TV
ME CHAMA DE BRUNA(Satrplus) – 2018
STREAMING
ROCK STORY – 2016/2017
TV
CIDADE PROIBIDA – 2017
TV
O BEIJO NO ASFALTO, O MUSICAL – 2018/2016/2015
TEATRO
TAPAS E BEIJOS – 2015
TV
VITÓRIA – 2014
TV
ELIS, VIVER É MELHOR QUE SONHAR – 2018
TV
A VIDA NÃO É UM MUSICAL, O MUSICAL – 2022/2018
TEATRO
O MECANISMO(Netflix) – 2018
STREAMING
A ARTE DA COMÉDIA – 2013/2012
TEATRO
TOM E VINÍCIUS, O MUSICAL – 2009/2008
TEATRO
S´IMBORA, O MUSICAL, A HISTÓRIA DE WILSON SIMONAL – 2014
TEATRO
A ÓPERA DO MALANDRO – 2005/2004/2003
TEATRO
ABUJAMRA PRESENTE – 2019
TEATRO
JOSÉ DO EGITO – 2013/2012
TV
REI DAVI
TV
ESTES FANTASMAS – 2017
TEATRO
CILADA
TV
O CASAMENTO – 2012/2000/1999/1998/1997
TEATRO
AUTO DA COMPADECIDA – 1999/1998
TEATRO
TUDO NO TIMING – 2006/2002/2001/2000/1999
TEATRO
COMÉDIA RUSSA – 2012/2011/2010
TEATRO
NÃO SOBRE ROUXINÓIS – 2012
TEATRO
MACBETH – 2010
TEATRO
O ESTRANHO CASO DO CACHORRO MORTO – 2014
TEATRO
A RESISTÍVEL ASCENSÃO DE ARTURO UI – 2001
TEATRO
O QUE DIZ MOLERO – 2007
TEATRO
MELODRAMA – 2005
TEATRO
O BEIJO NO ASFALTO – 2002/2001
TEATRO
SANTO ELVIS – 2004/2003/2002
TEATRO
BUGIARIA – 2010
TEATRO
AS MALANDRAGENS DE SCAPINO – 1996
TEATRO
ÓPERA DO MALANDRO EM CONCERTO – 2006
TEATRO
A AURORA DA MINHA VIDA, UM MUSICAL BRASILEIRO – 2012/2011
TEATRO
A RESISTÍVEL ASCENSÃO DE ARTURO UI – 1998
TEATRO
TÍMON DE ATENAS – 2001
TEATRO
ESCRAVAS DO AMOR – 2012
TEATRO
O QUE É BOM EM SEGREDO É MELHOR EM PÚBLICO – 1996
TEATRO
PLUFT, O FANTASMINHA (2013 E 2014)
TEATRO
JONAS E A BALEIA – 2001/2000
TEATRO
AS ARTIMANHAS DE SCAPINO – 1990
TEATRO
A FORÇA DO DESTINO – 2007
TEATRO
CONCERTO PARA VIRGULINO SEM ORQUESTRA – 1995
TEATRO
RIBEIRÃO DO TEMPO
TV
O AMOR E A MORTE
TV
CASOS E ACASOS
TV
POR TODA MINHA VIDA
TV
VOCÊ DECIDE
TV
MILAGRES DE JESUS
TV
TOCS DE DALILA
TV
FOGO MORTO 1994
TEATRO
ANITA GARIBALDI – 1993
TEATRO
CAPITU
TV
A GRANDE FAMÍLIA
TV
A DIARISTA
TV
FAÇA SUA HISTÓRIA
TV
CARGA PESADA
TV
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
TV
FLORIBELLA
TV
MACABRO – 2018
CINEMA
LUCICREIDE VAI À MARTE
SOB PRESSÃO – 2015
CINEMA
DIVÓRCIO – 2016
CINEMA
TROPA DE ELITE – 2006
CINEMA
FELIZ NATAL – 2007
CINEMA
NINGUÉM AMA NINGUÉM POR MAIS DE DOIS ANOS – 2013
CINEMA
O ROUBO DA TAÇA – 2015
CINEMA
CILADA.COM – 2010
CINEMA
A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE – 2013
CINEMA
MORMAÇO – 2016
CINEMA
CHICO XAVIER – 2009
CINEMA
GIOVANNI IMPROTTA – 2011
CINEMA
MALU DE BICICLETA – 2009
CINEMA
DISPAROS – 2010
CINEMA
A MULHER INVISÍVEL – 2008
CINEMA
O DUELO – 2012
CINEMA
MUITA CALMA NESSA HORA – 2009
CINEMA
LOST ZWEIG
CINEMA
O VESTIDO
CINEMA
BENDITO FRUTO
CINEMA
MARIA, MÃE DO FILHO DE DEUS
CINEMA
OLGA – 2003
CINEMA
CONCEIÇÃO – AUTOR BOM É AUTOR MORTO
CINEMA
FICA COMIGO
CINEMA
LARA
CINEMA
CARRO FORTE
CINEMA
CAPITAL CIRCULANTE – 2003
CINEMA
A IDA
CINEMA
502
CINEMA
AO MEIO
CINEMA
DESCONSTRUÇÃO
CINEMA
AMOR
CINEMA
FUI !!!
CINEMA
O CALENDÁRIO
CINEMA
JOÃO QUE NÃO AMAVA TEREZA
CINEMA
BANDEIRA 0
CINEMA
COISA MAIS LINDA(Netflix) – 2019
STREAMING
ELE AINDA ESTÁ AQUI – 2019/2018
TEATRO
HELL CENTER – 2021
TEATRO
PROTOCOLO BOTÃO VERMELHO, UMA FARSA GENOCIDA – 2020
TEATRO