Por Celso Faria
Ele Ainda Está Aqui é o atual cartaz do Teatro Renaissance, texto e direção de Silvio Guindane, com Emilio Dantas, Thelmo Fernandes e Omar Menezes. A comédia traça em poucos 70 minutos o encontro de três irmãos – filhos do mesmo pai, porém de mães distintas – que se reúnem para tratar da herança deixada pelo genitor.
A comédia de situação de Guindane diverte e apresenta a complexa relação dos três irmãos com seu pai, trazendo a redenção ao trio na construção de um novo vínculo. Por meio do emaranhado de ausências, carências e ambições, Ele Ainda Está Aqui leva ao riso e emociona.
O maior destaque da dramaturgia está na simplicidade ao contar a história e expor as fragilidades das personagens. As camadas são incrementadas sem afetação, numa encenação naturalista.
O autor toma partido também das armadilhas da “língua”, já que os três irmãos são de nacionalidade distintas: brasileiro, português e angolano. E assim, a distância entre eles acaba sendo resolvida por um final bem tramado.
Os três atores se mostram à vontade em cena e bem caracterizados. Emilio utiliza seu carisma e esbanja naturalidade com o empresário, José, que acaba de ir á falência. Thelmo rouba a cena e funciona bem como pícaro com seu português que deixa tudo no seu país para assumir as empresas do pai. Por fim, o terceiro irmão, com doença psíquica, de Omar envolve e mostra uma interpretação longe da caricatura.
Destaque para os desenhos de Francisco criados por Paulo Caruso, que colaboram na dramaturgia como uma das importantes formas de expressão da personagem “especial”.
Soa, porém, um pouco estranho o epílogo, após o desfecho da reunião dos três irmãos. É claro que reforça a função de Francisco no trio, mas parece explicar o que não tinha necessidade, já que as jornadas das personagens se concluíram no afago final.
A peça teve sua estreia nacional em setembro de 2018 e, antes de chegar a São Paulo, passou por Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Recife, Brasília, Curitiba, Goiânia e Campinas, Manaus, Uberaba, Belém, entre outras, tendo Luana Piovani no papel da terceira irmã, Bárbara, no lugar de José, personagem de Emilio.
Na sequência, a produção seguirá para Portugal, onde se apresentará em Lisboa e Porto. Também já está confirmada uma turnê em países africanos de língua portuguesa – Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé – ainda no primeiro semestre de 2019.
Ele Ainda Está Aqui conquista pela despretensão tanto da história como da encenação. Reforça o poder do contato e da criação de vínculos. O caminho de construir pontes mostra-se a única forma real de salvar e produzir relações afetivas. E dessa forma, não há como não sair tocado pela montagem.
SERVIÇO
Temporada de 4/01 a 24/02/2019
Às sextas e aos sábados, às 21h30; e aos domingos, às 18h (para ter mais informações, clique nos dias para acessar a agenda do blog.)