Thelmo Fernandes está no ar em “Todo dia a mesma noite”, série da Netflix sobre o incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 2013 em Santa Maria (RS). Ele protagonizou uma cena que mexeu com o público. Nela, seu personagem, Pedro Leal, descobre que a filha morreu na tragédia ao reconhecer o tênis dela num ginásio lotado de corpos:
— Foi a cena mais difícil. Foram dois dias de gravações com uma demanda emocional absurda. A nossa preparação com a Helena Varvaki fez total diferença para que eu conseguisse acessar as emoções da maneira delicada que a história pedia. Foi tão forte que a minha sensação quando chegava em casa era de ter corrido uma maratona. Mas ver o resultado na série e receber relatos carinhosos de tantas pessoas me dá a sensação de dever cumprido.
- Entrevista: Debora Lamm fala de ‘Todo dia a mesma noite’, da volta do ‘Cilada’ e da relação com Bruno Mazzeo
- Crítica: ‘Todo dia a mesma noite’, sobre o incêndio na Boate Kiss, é uma série ótima e muito difícil de ver
O ator diz que recebeu “uma quantidade avassaladora de mensagens” pelas redes sociais e conta que elas continuam chegando, mesmo depois de pouco mais de um mês da estreia:
— É um privilégio imenso poder ter integrado um projeto com todo esse significado, me permitindo enxergar a dimensão do desenrolar dos acontecimentos em todos esses anos. E também poder mostrar meu trabalho de forma mais intensa. O público sentiu isso e divide muito comigo.
Este ano, ele também poderá ser visto em “Fim”, série da Globo baseada no romance homônimo de Fernanda Torres com direção de Andrucha Waddington. No elenco estão Fabio Assunção, David Junior, Marjorie Estiano, Débora Falabella, Valentina Herszage, Bruno Mazzeo, Laila Garin e Heloisa Jorge, entre outros. A data de estreia ainda não foi definida.
— Meu personagem é um dos cinco amigos protagonistas. Ele se transforma com o tempo, adquire uma sabedoria da vida que não tinha na juventude. Lida com situações bem difíceis na história e, na maior parte das vezes, dá a volta por cima da maneira que é possível — resume.
Fernandes atualmente grava “Betinho: no fio da navalha”, do Globoplay, como Nilo Batista. É um personagem real, advogado e professor de direito penal que intermediou a doação de um bicheiro à Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids, presidida pelo sociólogo Herbert de Souza. E em breve começará a fazer suas cenas como Bispo Cristóvão na terceira temporada de “Arcanjo renegado”, da mesma plataforma:
— Feliz de ver que cada projeto me leva, enquanto artista, para lugares muito distintos.